sábado, 8 de dezembro de 2018

Risco de nova paralisação dos Caminhoneiros.


Resultado de imagem para caminhoneirosEm reação à decisão tomada na quinta-feira (6) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, que mandou suspender a aplicação de multas pelo descumprimento da tabela do frete até que a corte decida se a fixação de preços é ou não constitucional, grupos de caminhoneiros passaram a discutir uma possível paralisação. 

Assembleias estavam marcadas para a noite de ontem e hoje.
A data mais provável, se o movimento for deflagrado, é a noite do próximo domingo, 9. Alguns integrantes estavam preocupados com o risco de o movimento atrapalhar a diplomação do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Existe também a possibilidade do dia 21, no início do feriadão de Natal.

Antes de decidir pela paralisação, o movimento aguardava, basicamente, o desenrolar de negociações que estavam em curso em Brasília. 

Outra saída defendida pelos caminhoneiros é uma pressão sobre a Agência Nacional de Transportes Trrestres (ANTT) para que ela antecipe a entrada em funcionamento de um sistema eletrônico de fiscalização; assim, um documento obrigatório, só será emitido se o preço do frete estiver de acordo com os pisos mínimos. Dessa forma, não seria mais necessário fiscalização ou multas.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Diário do Nordeste*