sexta-feira, 26 de abril de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Socorro Lopes, a mulher empresária, mãe, esposa e amiga

Socorro Lopes, a mulher empresária, mãe, esposa e amiga

Minha homenagem hoje é sobre uma mulher guerreira, empresária, mãe, esposa e amiga, que muito fez na história de nossa cidade: Socorro Lopes (Socorro de Tijuca). Uma pessoa que compõe o cenário da nossa história cotidiana e que merece todo nosso carinho pelos benefícios realizados. 

Maria do Socorro Lopes, nasceu no município de Bodocó / Pernambuco, filha do casal naturais de Pernambuco: Severino Lopes Filho e Maria José Lopes (in memoriam). Os irmãos: Ninha, José, Elieser e Edna. Casou-se com Jarbas Almeida, o mesmo nasceu no estado da Paraíba, vindo morar em Brejo Santo aos cinco anos de idade, conhecido como Tijuca. Eles se conheceram em Brejo Santo, ela sempre vinha a casa de Socorro de Edmar, as quais sempre foram amigas. Após os encontros e namoro, Jarbas resolve buscar Socorro e os dois casam-se em 18 e maio do ano de 1969, na cidade de Exu/PE. Socorro relata que as testemunhas foram José Sávio e Lirissa. Após o casamento eles passam um pequeno espaço de tempo na casa de Socorro de Edmar, pois a casa de propriedade de Jarbas na Rua Santa Teresinha, estava alugada ao irmão Tiburtino, depois é que eles foram residir. Jarbas já era comerciante e o mesmo já tinha uma extensiva amizade em Brejo Santo. Socorro com habilidade para o comércio e passa a ajudá-lo. Da união conjugal nasceram os filhos: Jarbas Almeida Junior, Karina, Katiuse e Katiane. Socorro orgulha-se dos filhos e sente-se grata por cada um e os oito netos, descreve-os: Jádina, Jarbas Neto e José Ítalo de Junior; Leticia e Larissa de Karina casada com Expedito Santana; Jorge Filho e Carol de Katiuse com Jorge Carvalho; Arthur de Katiane. Socorro é graduada em Pedagogia e Pós-Graduada. 
Socorro levava uma vida paralela a de comércio a de dona de casa, diz que orgulha-se de ter criado seus filhos no caminho do bem. Depois de algum tempo na vida comercial ela instala um supermercado de nome Tira-Teima. No mesmo período, recebeu um convite de Juarez Sampaio e Maria Brasil no ano de 1985, para atuar como Secretaria de Ação Social, foram um período de 6 anos no Projeto ABC, antigo C.S.U (Centro Social Urbano). Como o tempo era corrido, Socorro abdica do comércio e se dedica a seu trabalho na Ação Social. Socorro atuou ainda como Secretária Adjunta e depois Secretária de Saúde na Gestão de Dr. Francisco Furtado, foi chefe de Departamento da Saúde no mandato de Dr. Welington Landim. Socorro é uma bairrista de Brejo Santo diz que ama a cidade, recorda da sua visita em Brejo Santo que foi como Rainha do Estudante e na época, Chico Inácio era vivo e ele fez um elo entre Sr. Emilio Salviano (prefeito na época) e ela era amiga de Socorro de Edmar, laços criados através de Lirissa (irmã de Socorro de Edmar) a qual era sua vizinha. Socorro fez uma bela recordação. Outra pessoa que ela visitou foi Dona Galterina.
Socorro é uma pessoa que cativa suas amizades, é fiel e verdadeira, e lamenta por não citar todas por que são tantas, e vai dizendo com carinho: Maria Brasil e Juarez Sampaio, Terezinha e Ivan, Maria Beatriz, Marly, Socorro de Edmar, Socorrinho Lucena e Dr. Lucena, Eveline e Dr. Chico Furtado, Chico Dantas (in memoriam) e Maria Dantas, Vilanir e Cruz, Pedro Tavares e Dona Maria, dentre outros.
Descreve sua participação na Igreja e como colaboradora para vinda das Irmãs Sacramentinas para Brejo Santo. Recorda que trabalhava no Projeto ABC, e como Secretária de Ação Social, Juarez Sampaio pedia para que ela acompanhasse o trabalho de mestre Mundinho na reforma da casa da Rua da Taboqueira, ou seja que ela visse o andamento de todo o projeto. Socorro acompanhou a chegada das Irmãs e lembra das pessoas presentes como Dona Maria Brasil e Juarez Sampaio, Dona Anetilia e Amâncio (in memoriam), Sr. Carlos e Dona Ilda (in memoriam), Professor Macedo e Dona Iêda(in memoriam). Foram presença antes e durante a chegada delas. No período em que assumiu Secretaria de Ação Social, procurou ajudar as Irmãs. Ela recebia benefícios de Luzielma (responsável pela departamento da Merenda) de Juazeiro do Norte e ela fazia doações de comida para Socorro repassar para Irmã Maria do Rosário para doar aos moradores do Alto da Bela Vista (antigo Serrote), bem como doava sopas para o presidio. Este período foi sofrido porque se passava uma terrível seca no Nordeste e havia muita fome. Lembra da equipe e enaltece a pessoa de Marizinha Irmã de Chiquinha, a responsável pelo preparo de toda comida, que por sinal era deliciosa.  A verdura era fornecida por uma horta construída no C.S.U (Centro Social Urbano) atual Projeto ABC. Outro Projeto que ela destaca foi o da Saúde que tinha atendimento odontológico e os dentistas eram Plinio, Dr. Afonso, a Psicóloga Dra Maita contrata por Juarez, o LOGOS II que teve continuidade na gestão de Dr. Lucena.  “Eu amo Brejo Santo, mas do que a cidade que eu nasci”, revela Socorro, pois é a cidade em que ela viu seus filhos cresceram e agradece a Deus pelos amigos nos quais os inspiraram pois um amigo verdadeiro é um espelho: “Terezinha era minha vizinha, tenho que me inspirar nela”, ela usufruiu dos ensinamentos de cada amigo e amiga, respeita e ama a todos, é grande o número de amigos. Destaca com muito amor o Monsenhor Dermival, pessoa que estima e que só espalhou a paz em Brejo Santo, apesar de ter chegado em um período violento na cidade, mas sobre conduzir os fiéis ao longo dos 60 anos em que esteve como Administrador Paroquial.
Socorro recebeu o título de cidadã como projeto da Vereadora Lourdinha da Cabaceiras e aceito por todos os vereadores. 
Nossa Gratidão a Socorro por ser essa pessoa disponível, por estar atenta a quem pede sua ajuda, pela amizade, pelo carinho e por ser um exemplo de mãe. Obrigada Socorro por fazer parte da nossa história, da história de Brejo Santo e por seu esposo Tijuca e por seus filhos que também continuam contribuindo com suas profissões e como cidadãos.