sábado, 17 de agosto de 2019

Crato - Enfermeiros participam de formação sobre manejo clínico de arboviroses

Na última sexta-feira (16), os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do Crato receberam formação sobre o manejo clínico das principais arboviroses: dengue e chikungunya, com o médico infectologista, Pablo Pita. O encontro aconteceu na 20ª CRES e foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Coordenações de Vigilância em Saúde e Atenção à Saúde.

A coordenadora Arlene Sampaio iniciou o encontro destacando a importância da formação dos profissionais de saúde para um diagnóstico correto e rápido, a fim de evitar a evolução dessas doenças e os óbitos. O objetivo é orientar sobre a clínica, diagnóstico e fluxo de atendimento para casos de dengue e chikungunya.
 
O médico apresentou a origem das arboviroses, modos de transmissão, espectro clínico, bem como elementos no diagnóstico de cada uma delas, sempre contextualizando com casos do próprio município. A abordagem, de acordo com o que preconiza as mais importantes instituições de saúde, mostrou ainda volumes de hidratação oral dos grupos; a reposição volêmica, o monitoramento e ainda a medicação correta para cada doença.
 
A situação das arboviroses é preocupante para os municípios, devido o crescimento do número de casos graves e óbitos nos últimos anos, além dos novos desafios no tocante à circulação dos vírus da febre de chikungunya e zika. Os sintomas delas são muito parecidos com os da dengue, e fazem com que o tema se torne ainda mais importante para os profissionais que realizam esse primeiro contato com o paciente.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Prefeitura do Crato.