segunda-feira, 7 de novembro de 2016

07 de novembro – Dia da Independência do Rádio AM


Além de ser o dia do Radialista, o dia 07 de novembro agora poderá ser comemorado como o Dia da Independência do Rádio AM. A data ficou marcada pelo evento ocorrido hoje no Palácio do Planalto, que autorizou a migração de 244 emissoras AM para o FM.

Com início marcado para as 10h, o evento começou com 10 minutos de atraso e mesmo assim, muita gente ficou de fora pois, chegaram em cima da hora e em virtude do tempo exigido para o credenciamento, não conseguiram fazê-lo antes do início.

Este foi apenas o primeiro momento e foi marcado por discursos como o do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab e do presidente Temer. O segundo momento, agendado para acontecer no próprio ministério às 13h, foi antecipado e iniciou-se imediatamente após a cerimônia no Palácio do Planalto.
 
Waldênia Assunção assinado documento que permitirá migração da Rádio Sul Cearense
A Rádio Sul Cearense AM de Brejo Santo, foi uma das emissoras autorizadas a migrar para o FM. "Esse é um momento emocionante, histórico, pelo qual lutamos e esperamos muito. Estamos aqui representando todos que de alguma forma deram a sua contribuição para que chegássemos a esse dia, em especial o eterno deputado Welington Landim. Esse era um dos seus sonhos e agora, felizmente está cada vez mais próximo de se tornar realidade". Disse Waldênia Assunção, diretora administrativa da emissora.


Com mais qualidade da radiodifusão poderemos prestar um melhor serviço e estamos também trabalhando pela flexibilização da Voz do Brasil”. Carmen Lúcia Dummar, presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e televisão (ACERT).




Para o presidente Temer “a migração de rádios reforça crença na liberdade de imprensa”
"Os senhores vão se comunicar com o povo todo por rádio FM, e vão ajudar o Brasil a impedir que ele naufrague”



O ministro do MCTCI ressaltou que a migração de AM para FM trará outros benefícios, como o aumento da confiança dos empresários do setor. De acordo com Kassab, haverá confiança e investimentos, que se transformarão em entretenimento e informação de qualidade maior. "Enfim, é um avanço do Brasil. Gera empregos, porque gera confiança no proprietário da rádio, que vai investir mais”, avaliou. 

Para Kassab, a mudança de frequência representa a entrega de um serviço de comunicações melhor para uma grande parcela da população. "Serão aproximadamente 25 milhões de pessoas beneficiadas com essa migração. Duzentas e quarenta e quatro rádios que passam a oferecer um serviço de melhor qualidade”, afirmou, em entrevista exclusiva ao Portal Planalto.


*Com dados e vídeos do Portal Planalto