quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Assembleia Legislativa fará audiência pública para discutir a Vaquejada




Está marcada para quarta-feira, dia 30 de novembro, na Assembleia Legislativa, audiência pública para tratar da Vaquejada. O requerimento de autoria do deputado Daniel Oliveira (PMDB), foi lido e aprovado na sessão desta quinta-feira (17). O deputado esteve na manifestação nacional ocorrida no dia 25 de outubro deste ano em Brasília, que mobilizou  milhares de vaqueiros, praticantes e defensores da prática.

Dia 1º de novembro o plenário do senado federal aprovou projeto de lei que torna a vaquejada e o rodeio manifestação cultural nacional e patrimônio cultural imaterial . No Senado também há uma PEC que trata do mesmo tema. Apresentada com autoria de 28 senadores.
 
Na Câmara Federal o deputado João Fernando Coutinho, do PSB de Pernambuco, apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 270/2016 que quer garantir proteção à atividade da vaquejada alterando o texto da Constituição do país.

O Ceará é o único estado que está sem realizar Vaquejadas e isso deve ser motivo de sobra para que os defensores da causa lotem as galerias e corredores do parlamento estadual, assim como fizeram com a esplanada dos ministérios em Brasília e também durante a audiência pública que foi bastante tensa, em virtude do embates entre os apoiadores e os contrários à prática. Como o Ceará foi o ponto de partida para que o assunto chegasse ao Supremo, espera-se que essa audiência pública também seja bastante concorrida.


*Com informações do jornalista Luciano Luque.