quarta-feira, 24 de maio de 2017

CE é o 1º do Nordeste em taxa de conclusão no Ensino Médio

Em 2001, a taxa de conclusão no Ensino Médio no Ceará era de 23,6%. Já em 2015, o índice passou para 57,5%. Com esses números, o Estado atingiu a melhor taxa entre as unidades da região Nordeste. Entre as regiões metropolitanas, a taxa de Fortaleza ficou em 4º no País. Os dados são do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2017, divulgados ontem pelo movimento Todos Pela Educação. Os números apontam ainda que o Estado aumentou em 143,6% o índice de jovens de 19 anos que concluíram o Ensino Médio no período de 15 anos.

No dia a dia das escolas, o depoimento de alunos explica os números e fazem a educação do Ceará se destacar entre os estados do Nordeste. "Um mundo diferente". É assim que Sara Betsy, de 15 anos, avalia o Ensino Médio. Aluna da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Jenny Gomes, em Fortaleza, ela começa a vivenciar a preparação para novos desafios de forma diferente.

São programas extraclasse, grupos de estudo, cursos de línguas, aulas em laboratório, além de encontros com professores para tratar do cotidiano fora da sala de aula."Esta experiência no Ensino Médio é um ideia incrível para todos os alunos. Nesta fase, a gente precisa muito de um apoio diferente. E aqui a gente tem. São novas atividades que deixam a gente super à vontade. Eu também falo sobre minha família, sobre a relação com os colegas. É uma coisa que faz a gente vir para escola", comenta a adolescente do 1º ano.

Fonte: Diário do Nordeste