A má conduta dos motoristas nas estradas federais cearenses fizeram com que o Estado alcançasse a terceira posição no ranking nacional de flagrantes de embriaguez ao volante em 2017. Neste ano, até o fim de fevereiro, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Ceará já registrou 253 infrações à Lei Seca nas BRs, número que ficou abaixo apenas das ocorrências contabilizadas no Distrito Federal (644) e no estado de São Paulo (267).
A Polícia Rodoviária Federal do Ceará (PRF-CE) tem dados ainda mais atualizados. Até o dia 30 de abril, foram 363 autuações e 45 pessoas presas por embriaguez. Ao todo, o órgão realizou mais de 30 mil testes de alcoolemia no período. A mais recente detenção de motorista embriagado no Estado aconteceu no último dia 28, quando um homem de 32 anos foi preso na BR-222, no município de Irauçuba, por dirigir sob o efeito de álcool. O teste de etilômetro apontou teor de 0,45 mg de álcool por litro de ar expelido. A embriaguez ao volante passa a ser considerada crime quando a concentração de álcool é igual ou superior a 0,34 mg/l.
Durante este mês, a segurança no trânsito entra na pauta de mobilizações em todo o País como parte do movimento "Maio Amarelo". No Ceará, a PRF-CE realizará ações de educação e conscientização junto a condutores e a estudantes nas escolas.
Fonte: Diário do Nordeste