segunda-feira, 24 de julho de 2017

FMJ toma decisões estranhas



Recentemente foi divulgada que a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte subiu de classificação e obteve a nota 4, na avaliação do Ministério da Educação. 


A comemorada conquista, ressalta-se, foi resultado da magnífica gestão do reitor Aderaldo Lima, que à sua época contratou vários e renomados médicos professores, firmou contratos e parcerias com várias instituições, aparentemente motivou os alunos e melhorou o ensino culminando com esses resultados.


Estranhamente, passada a avaliação e a divulgação efusiva dessa nota, a faculdade tem tomado decisões que vêm surpreendendo e preocupando quanto à manutenção dessa qualidade. 

Cerca de 12 professores foram demitidos sem que se saiba o motivo. Professores bem titulados, alguns com mestrados e doutorados, veteranos com até 17 anos de casa, bem conceituados entre os universitários, homenageados com nomes entre os 10 melhores da instituição e até mestres paraninfos de turmas. 

Além disso, convênios como o que existia entre a faculdade e o Hospital Geral de Brejo Santo, foram rompidos abruptamente. 

O HGBS foi considerado o melhor hospital de ensino ligado a FMJ sendo sempre muito bem avaliado por todos os mais de 400 alunos de medicina que passaram por lá.

Causa estranheza ainda mais, sabendo que o referido hospital salvou a faculdade quando do fechamento do Hospital Santo Inácio.
Nessa ocasião a direção ficou literalmente "no mato sem cachorro", sem ter pra onde mandar seus residentes e internos, o que poderia ter resultado até na paralisação do curso.


Diante dos fatos, quais as hipóteses para atitudes tão negativas?

1-Má gestão?

2-Crise financeira local ou nacional? 
3-Falta de interesse em manter os investimentos depois da conquista da nota 4?
4-Busca de mais lucro?

5-Quais as lições serão aprendidas pelos alunos a partir dessas últimas atitudes da faculdade?



É do interesse de todos as respostas para esses questionamentos, pois os futuros médicos vão "cuidar" da saúde de milhares de pessoas nesta e em outras regiões.


*Você pode enviar informações e sugestões de pautas diretamente no nosso e-mail blogdofariasjunior@gmail.com