Para a maioria da população de Brejo Santo, esta quarta-feira, 17 de outubro, pode ter sido um dia como outro qualquer mas, para a história da educação da região, a data ficou marcada como O Dia da Assinatura da Ordem de Serviço Para a Reforma e Ampliação do Campus da UFCA em Brejo Santo.
Inicialmente o projeto da obra foi orçado torno de 4 milhões de reais, no processo licitatório a empresa Exata, venceu com proposta de execução em 3 milhões 679 mil reais. 12% abaixo do valor orçado inicialmente.
O antigo prédio da Escola Balbina Viana Arrais será completamente reformado e modernizado e ganhará piso tátil, estacionamento, acessibilidade, horto, bicicletário, biblioteca e áreas técnicas. De acordo com Mozart Bruno Von Paumgartten Guimarães, engenheiro da construtora Exata e responsável pela obra, “a modernização será feita mas, com a preocupação em manter características originais do prédio dada a sua importância histórica”. Além de intervenções no prédio principal, novas construções serão realizadas no espaço existente na lateral do prédio.
“Fico muito feliz de ter esse privilégio de agora como gestora estar podendo participar desse momento, de estar dando continuidade neste projeto que iniciou com o inesquecível deputado Welington Landim junto com o professor Ricardo que lutaram para trazer da UFCA para Brejo Santo, que Guilherme teve a iniciativa de manter esse projeto e agora, eu posso garantir a vocês que nessa gestão nós faremos o possível dentro das nossas condições, para continuar com essa parceria”, afirmou a prefeitura Dra. Teresa Landim em seu discurso.
O nome do ex-deputado Welington Landim foi citado de forma muito emotiva no discurso do professor Ricardo Luiz Lange Ness - Reitor Pro Tempore da UFCA. Com a voz embargada ele ressaltou e lembrou de cada etapa vencida para se chegar a esta data. Citou ainda um testemunho do ex-aluno Licaon que afirmou “ter a UFCA lhe preparado não só para o mercado mas, para a vida como um todo”.
Para o professor e administrador Thiago Arraes, “o primeiro impacto positivo dessa obra, acontecerá logo na contratação da mão de obra para a execução da reforma e ampliação, depois, serão os frutos gerados a partir desse magnífico equipamento”.
Durante a entrevista de hoje que realizamos hoje no Grande Jornal da Integração Regional, os internautas que assistem o programa pelo Facebook vibraram com a notícia e escreveram inúmeros comentários elogiosos e de apoio a mais essa conquista de Brejo Santo e de toda a região. Ainda segundo o diretor Rodrigo Lacerda, “atualmente 50% das vagas ofertadas são preenchidas por alunos de Brejo Santo e as demais, por alunos de cidades vizinhas, o que confirma a importância da UFCA para toda a região”.
O Blog do Farias júnior teve acesso com exclusividade às imagens que mostram como ficará o novo campus após a reforma.