Bênção inédita leva animais à paróquia de São Francisco.
Particularmente vejo o reino animal como algo tão poderoso e tão
merecedor de mais respeito misericórdia, que quando me deparo com ações
positivas do ser humano ligadas a esse reino, meus olhos brilham. E ver algo
assim em Brejo Santo, cidade que pouco faz pelos seus animais de rua, me fez
voltar a ter um pouco de esperança numa transformação.
A bênção dos animais ocorrida dia 4 de outubro, na Igreja de São
Francisco abriu essa portinha da esperança em mim. Infelizmente não pude ir,
mas vibrei ao saber de tal acontecimento. Em tantos anos nunca uma bênção foi
tão aguardada. Nunca os animais chegaram como protagonistas numa paróquia e
isso é digno de celebração, de renovação de forças para que esses mesmos
animais deixem de ser invisíveis para maioria da população. Eles não são os
culpados por ocupar calçadas e ruas multiplicando-se desenfreadamente. Eles não
tem culpa das doenças que flagelam seus corpos e causam o nojo de muita gente.
A Igreja de São Francisco a pouco tempo foi transformada em paróquia,
recebendo o Padre Arnaldo como o novo farol daquele templo e ele não demorou a
mostrar a que veio. A bênção aos animais renovou a fé de muita gente que ama os
animais e mais do que isso tem esse amor como causa de luta.
Para uma transformação verdadeira rumo ao respeito a esses animais se
faz necessário um primeiro passo, mesmo torto, mesmo imperfeito. Eu acredito na
força do amor de São Francisco que trouxe para essa paróquia alguém que abriu
as portas para o reino animal e pode ser um grande aliado na transformação
dessa sociedade que ainda não compreende o valor e a importância do cuidar
desses bichos.
Conversei com algumas pessoas que estiveram presentes e esse sentimento
de esperança permeia todo o discurso delas em relação a bênção.
“Me emocionei desde o primeiro momento quando vi tanta gente com seus
animais ali a espera da bênção. A chegada da cavalgada que trouxe a imagem de
São Francisco em um carro de boi, a música tocando...Emocionante! Ouvir no
sermão do padre sobre a importância desses seres desde os primórdios na vida do
ser humano e o quanto dependemos deles para construção do mundo, foi tão
especial que não contive meu choro”. Relembra Danielle Cavalcante, enfermeira,
amante dos animais e vegetariana por amor aos mesmos.
Danielle, assim como eu acredita que a partir de agora foi aberta uma
pequena porta para que a igreja passe a incluir em suas homilias a temática
animal e o respeito por esses seres.
Seria muito sonhar com uma parceria entre protetores independentes da
causa animal e a igreja? Afinal essa era uma das lindas causas de São Francisco
que pregava a simplicidade e o amor total a todas as criaturas.
Que a oração de São Francisco se concretize em ação dentro de cada um de
nós. Sempre!
Micheline Matos,
Jornalista, fotógrafa, mãe de menina e cachorros.
