segunda-feira, 9 de outubro de 2017

COLUNA DO DAVID JR. - A felicidade precisa de ousadia !




A FELICIDADE PRECISA DE OUSADIA!

            Para você, o que é Felicidade? Como ela tem se feito presente em sua vida? Quais os sentidos e significados a felicidade tem despertado em você? Há alguns dias fiz a leitura de um texto de Sigmund Freud, sobre A Civilização e os seus descontentamentos, no qual o autor nos traz um tópico sobre as nossas possibilidades de felicidade, e que me permitiu outros olhares sobre o que de fato buscamos nessa “tal felicidade”, os quais gostaria de compartilhar com os leitores.
            Desde muito cedo, em nossa vida, ouvimos falar que devemos buscar a felicidade [uma sensação de prazer, de contentamento, de completude, de bem estar], mas não por muitas vezes não temos dado sentido ou significado a esse sentimento que nos nutre com foco em um fim que nos ofereça prazer...
            Em tempos difíceis, como o que temos vivido, pensar sobre o que queremos enquanto felicidade pode nos desacomodar, nos tirar da nossa zona de conforto, nos possibilitando desejo em outros fins, em uma espécie de “felicidade de nós mesmos”, e não a alheia, oferecida por fatores externos, não nossos, e que em síntese não nos fazem tão felizes assim.
            É nessa busca constate por prazer - seja ele momentâneo ou não – o que temos nomeado de felicidade, que também gerado em nós sofrimento e dor, por causarmos desencontros entre os nossos desejos e nossas realizações, e buscado “encontrar-se” no que é proposto [ou imposto] pelo sistema de sociedade que vivemos, pelas normas morais, pelo capitalismo, por nossas relações entre humanos, deixando-se de ser quem se é, para ser feliz, não em si, mas para o outro.
            A ousadia, o desacomodar-se, o lutar para ser quem se é são caminhos para que consigamos atingir o que chamamos de felicidade. Nos desprendermos do que tem incomodado a nossa existência não é tão fácil, mas por certo prazeroso no final, e é aí que a “liberdade” se confunde com o se fazer feliz.
            Ousar é difícil, porém preciso. Temos reduzido a nossa felicidade ao que nos causa conforto. Para Freud, temos temido ao sofrimento, temos nos contentado com o pouco, sem buscarmos, de fato, o prazer que nos realiza, o que nos possibilita a felicidade. Por isso ousemos ser felizes, e não confortáveis. Até a próxima!
David Junior
Psicólogo