A Operação Sorriso (OS) volta à Fortaleza pela 22ª vez para a realização de suas primeiras cirurgias com enxerto ósseo. A missão humanitária na capital cearense deve realizar cerca de 30 cirurgias em pacientes que já passaram pela correção da fissura labiopalatina, mas ainda necessitam do enxerto, procedimento mais complexo.
A mudança no tipo de procedimento se deve ao fato de o Governo do Ceará e o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), parceiros da Operação Sorriso, terem cumprido a sua missão, não havendo mais demanda reprimida para cirurgias de correção de labioleporino. “Atualmente, os procedimentos que realizamos mensalmente (média de 36) no hospital consegue atender a demanda, mas o enxerto ósseo, é um refinamento que ainda é necessário para essas crianças”, explica a diretora geral do Hias, Marfisa de Melo Portela.
Como Participar
A equipe da OS vai fazer a triagem dos pacientes no dia 28 de outubro, a partir das 8h, e as cirurgias acontecem de 30 de outubro a 2 de novembro, no Albert Sabin. Para participar, basta comparecer à seleção no dia indicado levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (caso o paciente seja menor de idade).
Pacientes e mais um familiar que residem fora de Fortaleza poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. Para eles, a Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem à instituição de saúde, além de alimentação sem custo. No mesmo dia, os 70 pacientes operados em 2016 poderão retornar para a consulta pós-operatória de 1 ano.
Ao todo, 60 voluntários do Brasil e de outros países, como Estados Unidos e Venezuela, estarão envolvidos no programa. Todos os selecionados possuem experiência em outros programas humanitários da organização e são profissionais de saúde especializados em fissuras labiopalatinas aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia Plástica, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia e Odontologia.
Operação sorriso em números
Ao todo, já foram atendidas mais de 3,6 mil pessoas em Fortaleza. Os programas realizaram mais de 36 mil consultas e 2,5 mil procedimentos cirúrgicos. Ao longo das 21 missões, a Operação Sorriso construiu uma parceria sólida com o HIAS, que nos intervalos entre os programas humanitários cuidou dos pacientes e proporcionou o tratamento complementar necessário para a reabilitação completa.
“Ficamos muito satisfeitos de ver que os pacientes fissurados de Fortaleza têm uma referência e que os novos nascidos já estão sendo encaminhados diretamente ao HIAS. Porque é somente assim, construindo e fortalecendo a autossuficiência local, que teremos a certeza do encaminhamento correto e poderemos mudar os polos das missões para outros locais, de forma a atingir os mais necessitados no estado”, completa Ana Stabel. A construção dessa força de trabalho foi feita após a Operação Sorriso disponibilizar treinamentos para os médicos locais, que agora passarão a receber conhecimentos para essa nova etapa do tratamento.
SERVIÇO
Programa Internacional de Fortaleza (CE)
Dia de seleção dos pacientes: 28 de outubro de 2017
Horário: a partir das 8h
Datas das cirurgias: De 30 de outubro a 2 de novembro de 2017
Informações: (85) 3101-4214
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544 — Vila União)
*Da Redação do Blog do Farias Junior*