O projeto Inserção Juvenil na Economia Digital irá formar crianças e jovens do programa AABB Comunidade em 20 cidades do país, inicialmente como piloto.
No Ceará, as cidades que receberão o programa serão Tauá e Quixeramobim.
Conduzido pelo Instituto Cesar (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), a iniciativa terá dois anos e será dividida em três etapas. A primeira é para realizar um estudo exploratório, para que seja possível tornar o modelo disseminado no Brasil todo
A validação será concentrada na região Nordeste, com a formação de educadores (presencial e on-line). Em seguida, será feita a replicação deste aprendizado com os educandos acompanhados por mentores do Cesar. Ao final, será elaborado um exercício de inserção socioprodutiva com os jovens, no contexto de arranjos produtivos locais.
Terminado o primeiro ano, será feita uma avaliação para possíveis ajustes para o modelo ser colocado em prática na região Sul, seguindo o mesmo roteiro de formação de educadores, educandos e exercício de inserção socioprodutiva.A assinatura do convênio entre a FBB, que lidera o AABB Comunidade em parceria com a Fenabb, e o Cesar ocorreu durante a abertura do 3º Encontro Nacional de AABBs, realizado na quinta-feira (12), em Brasília.
Fonte: Diário do Nordeste
