Otimismo e Esperança
As palavras da semana: OTIMISMO E ESPERANÇA.
Otimismo é a disposição para ver as coisas pelo lado bom e esperar sempre uma solução favorável, mesmo nas situações mais difíceis.
Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. Entretanto, a esperança requer uma certa perseverança.
São palavras com significados semelhantes, mas não iguais.
Durante esta semana, tive a grata satisfação em ministrar palestras para Gestores Escolares, coordenadores e professores da Cidade de Altaneira – Ceará e para gestores escolares da cidade de Jaguaribe - Ceará.
Sempre que vou ministrar palestras, que são mais conversas que propriamente palestra, aprendo mais do que ensino.
Esta troca não só de saberes, mas principalmente de afetividade, nos dar uma esperança, apesar de todo cenário de caos que nos envolve.
Quando vivenciamos estes momentos de reflexões, percebemos o quão importante e essencial é o poder não só do otimismo, mas da esperança.
Como as palavras bem ditas e benditas , podem revigorar a vida das pessoas. Como elas nos dão esperança!
Esta semana recebi uma carta de uma amiga querida. Prefiro carta a e-mail, acho mais afetuoso. As palavras que ela tão gentilmente e tão livremente me escreveu, soaram para mim como um bálsamo. A carta está cheia de sabedoria e de pleno amor. No final de três laudas, ela finaliza assim: ...Suavizou minh’alma, começo a me sentir gente, começo a pensar que posso ser o profissional que outrora me fiz, sou “fênix”, você é responsável por tudo isso.
Gratidão sempre! Ubuntu pra você!
E fico a me perguntar o que fiz por esta amiga querida, a não ser lhe proferir palavras benditas! Como esta carta gerou em mim um enorme sentimento de esperança.
Esperança em uma humanidade melhor, em tempos melhores!
Rubem Alves faz uma linda apologia sobre esperança e otimismo que cabe perfeitamente nos dias atuais:
Hoje não há razões para otimismo. Hoje só é possível ter esperança. Esperança é o oposto do otimismo. “Otimismo é quando, sendo primavera do lado de fora, nasce a primavera do lado de dentro. Esperança é quando, sendo seca absoluta do lado de fora, continuam as fontes a borbulhar dentro do coração.” Camus sabia o que era esperança. Suas palavras: “E no meio do inverno eu descobri que dentro de mim havia um verão invencível…” Otimismo é alegria “por causa de”: coisa humana, natural. Esperança é alegria “a despeito de”: coisa divina. O otimismo tem suas raízes no tempo. A esperança tem suas raízes na eternidade. O otimismo se alimenta de grandes coisas. Sem elas, ele morre. A esperança se alimenta de pequenas coisas. Nas pequenas coisas ela floresce.
Por uma humanidade melhor!