quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

COLUNA DO PROFESSOR PIXOTE - O muralismo e a arte contemporânea

 O muralismo e a arte contemporânea
 
 Ao longo da História, o Brasil teve um grande destaque em relação aos seus principais atletas do futebol. Dada a grande cobertura midiática, as celebridades futebolísticas são amplamente divulgadas quer seja na sua atividade profissional, quer na sua vida pessoal.   Isso se deve, principalmente, ao sensacionalismo e ao glamour que essas notícias costumam provocar nas pessoas.

Mas, não é só através do futebol que temos o nome do Brasil espalhado pelo mundo.  O artista plástico brasileiro Eduardo Kobra, 42 anos é considerado um dos maiores muralistas do mundo com obras espalhadas em mais de 30 países (veja a lista abaixo, no final do texto), por seus murais de imagens subdivididas e coloridas como uma colcha de retalhos.

Dentre os seus inúmeros trabalhos, temos o mural “Somos todos um”, que  foi considerado o maior do mundo (até o próprio Eduardo Kobra criar outro maior em 2017),  e coloriu o Boulevard  Olímpico, durante as Olimpíadas 2016, no  Rio, e representa cincos rostos que retratam tribos  de cada continente, como pode ser observado  na imagem a seguir a qual procuraremos explicar.

Eduardo Kobra buscou na busca intervenção cultural (mural) relacionar as Olimpíadas à importância da diversidade étnica na aproximação e união de culturas distintas.  Ou seja, o autor procurou dar ênfase a união dos povos dos cinco continentes, e, por extensão, os anéis Olímpicos, cada um representado por uma etnia nativa, para que possamos encontrar no respeito as nossas diferenças combatendo as diversas formas de intolerância e buscando uma unidade, e fazer compreendermos que, como o próprio título sugere  : ‘‘SOMOS TODOS UM ’’ . A obra possuí 2.646,34 m², com 15 metros de altura, 170 metros de comprimento.


FIG. 1. VISTA TÉRREA DO MURAL “ETNIAS” EM DOIS ÂNGULOS.
Disponível em: <http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/noticia/2016/08/boulevard-olimpico-da-rio-2016-traz-novas-cores-aovelho- cais-do-porto.html>. Acesso em: 18 jan. 2018. 
 
 
De acordo com Eduardo Kobra: "Este projeto é um seguimento de alguns murais que fiz por todo o mundo e que chamei de "Olhando a Paz". São painéis que fiz com algumas personalidades que são importantes em relação à paz, como Malala, Martin Luther King e Nelson Mandela. Já fiz alguns na Europa e nos Estados Unidos"
Sítio Terra. Entrevista com Eduardo Kobra, em 19JUL2016. Disponível em: 

https://esportes.terra.com.br/jogosolimpicos/2016/muralgrafitadoporkobrasimbolizauniaodeetniasdos5continentesnorio,aecdcff8126ab77955e777b5410f8e612cem4ts5.html.   Acesso em: 15 de  janeiro. 2018.
   
Ainda segundo Kobra, “Espero que esse mural, dentro do espírito olímpico dos jogos, tenha ajudado e continue a ajudar a lembrar que todos temos origens ‘semelhantes’, que todos somos diferentes mas iguais; que a diversidade é bela, mas que no fundo Todos Somos Um: a espécie humana”

E. Kobra. 2016. Entrevista ao Jornal Coroa Metade, em 3SET2016.Disponível em: http://jornal.coroametade.com.br/apos-entrar-noguinness-book-eduardo-kobra-entrega-obra-em-cincinnati-e-faz-novomural-em-sao-paulo/. Acesso em: 15 de janeiro. de 2018.

FIG. 3. VISTA AÉREA DO MURAL “ETNIAS”.
Fonte: http://cenapop.virgula.uol.com.br/2016/08/23/120673-grafite-deeduardo- kobra-para-olimpiadas-entra-para-o-guinness/ Acesso em: 18 jan. 2018.
 

FIG. 4. ROSTO DE UM NATIVO DO POVO MURSI PINTADO POR EDUARDO KOBRA.
Fonte: http://epoca.globo.com/colunas-eblogs/viajologia/noticia/2016/08/boulevard-olimpico-da-rio-2016-traz-novascores-ao-velho-cais-do-porto.html. Acesso em: 18 jan. 2018.
 
A primeira das imagens do gigantesco painel (Figura 4).  representa, como a legenda aponta, o povo Mursi que se localiza no sudoeste na Etiópia (África), na região do rio Omo. Trata-se de uma das variedades etnias primitivas que mantém suas características primitivas inalteradas e sobrevivem do pastoreiro e da agricultura, que vivem a margem do rio Omo. Atualmente o povo Mursi é formado de 4 a 5 mil indivíduos.
 
FIG. 5. ROSTO DE UM NATIVO DO POVO MURSI.
Fonte: https://www.hevp.com.br/BlogView_38/-Tribo-Mursi---Isolada-EFantastica.html. Acesso em: 18 jan. 2018.
 
FIG. 6. ROSTO DE UM NATIVO DO POVO KAREN PINTADO POR EDUARDO  KOBRA.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/658510776734913451/. Acesso em: 18 jan. 2018.

No segundo painel (Figura 6), temos a representação das mulheres da etnia Karen, que se localizam nas regiões de Mianmar (cerca de 3,5 milhões de indivíduos) e da Tailândia (com 400 mil pessoas). Elas são conhecidas como mulheres girafas pois as mesmas usam argolas douradas no pescoço, desde a infância para que ele fique além de mais longo, bem decorado.
Os Karens ocupam as regiões montanhosas próximas ao delta do rio Irrawaddy (conhecidas como "Montes Karen"), e são um grupo étnico formado por diversas comunidades nativas do Sudeste Asiático.
 
FIG. 7. ROSTO DE UM INDÍGENA DO POVO TAPAJÓS PINTADO POR EDUARDO KOBRA.
Fonte: https://mulpix.com/instagram/grafite_do_mundo_riodejaneiro.html Acesso em: 18 jan. 2018.

No terceiro painel (Figura 7) temos a representação da América através de um nativo da tribo Tapajós, que ocupa a região norte do território brasileiro. O uso de cocares de penas da arara-azul identifica-o. É importante salientar que a tribo Caiapós também apresentam o uso desses cocares, deixando a cargo do artista tal afirmação de se tratar de um Tapajó.
Eles vivem no Pará e são conhecidos entre outras coisas pela diversidade e riqueza de sua cerâmica e principalmente pelo uso feminino do muiraquitãs, como amuleto. Trata-se de uma pedra verde esculpida no formato de sapo cuja crença tribal ajuda na prevenção de doenças e evitam a infertilidade.

FIG. 8. ROSTO DE UM NATIVO DO POVO CHUKCHI PINTADO POR EDUARDO  KOBRA.
Fonte: http://www.pictaram.com/tag/Chukchis. Acesso em: 18 jan. 2018.

No quarto painel (Figura 8) temos um representante do norte da Europa. Trata-se dos Chukchis, da Sibéria. Eles são um povo do Ártico que vivem principalmente na península de Chukotka.
 Os Chukchis distinguem-se entre duas culturas: a dos de pastores de renas, sendo nômades e a dos caçadores de mamíferos.   Cabe às mulheres as tarefas domésticas (limpeza e reparação das carnes, cozinhar alimentos, etc.) e artísticas (bordados, confecções de todas as roupas) e aos homens as tarefas familiares (caçar mamíferos e pescar) e artísticas (fazer esculturas com ossos de morsas). 
FIG. 9. ROSTO DE UM NATIVO DO POVO HULI PINTADO POR EDUARDO KOBRA.
Fonte: http://epoca.globo.com/colunas-eblogs/viajologia/noticia/2016/08/boulevard-olimpico-da-rio-2016-traz-ovascores-ao-velho-cais-do-porto.html
   
No quinto  e último painel (Figura 9) temos Os hulis, que habitam as montanhas de Papua-Nova Guiné, como representantes da Oceania.
As características da face desses nativos constituem elementos marcantes: o tom amarelo fortemente presente no rosto, a pintura vermelha ao redor dos olhos e a barba cerrada O hulis vivem da agricultura cíclica cultivam couve, batata doce, milho e mandioca.

EDUARDO KOBRA SUPERA ELE MESMO

Depois da obra etnias entrar para o Guinness World Record, o Livro dos Recordes, como  maior grafite do mundo, Kobra surpreende o mundo.

FIG. 10. http://www.acritica.net/editorias/cultura/eduardo-kobra-faz-o-maior-mural-do-mundo-na-rodovia-castelo-branco/196835/

O muralista brasileiro continua a encantar multidões pelos quatros cantos do planeta.  Em 2017, ele fez o maior mural do mundo, com 5.742 metros e retrata uma única cena do processo de produção do cacau.  A obra está localizada rodovia Castelo Branco (km 35), no estado de São Paulo em um prédio que é a sede administrativa e o centro de distribuição da empresa Cacau Show.
Kobra continua a espalhar o seu talento pelo mundo, encantando as pessoas pelo seu talento, sua criatividade e sua diversidade de temas. Eis um brasileiro que nos orgulha com sua arte, que nos faz vibrar com seus murais como vibramos na comemoração de um gol. No entanto, aqui essa alegria contagia nosso coração e mente, sem ligarmos para o espetáculo midiático que a grande imprensa concentra para o futebol.
O espetáculo da arte de Kobra expresso em vários cantos do planeta e que nos sensibilizam não apenas pelo seu tamanho, suas cores vivas e vibrantes, é aquela fisicamente acessível e que modifica a paisagem circundante, que nos faz perceber que a arte em suas variantes formas de expressões não veredou como o futebol, a arte continua sendo arte, ela não é, e nunca será uma ARTE MARCIAL.
 
PEQUENA BIOGRAFIA - Eduardo Kobra (São Paulo, 01 de janeiro de 1976) é um artista brasileiro. Começou sua carreira como pichador artístico, depois se tornou grafiteiro e hoje considera-se um muralista. Também cria obras que simulam as dimensões. ... Em 2011, foi premiado no Sarasota Chalk Festival, o maior evento de arte 3D no mundo. Fonte: https://www.google.com.br/search?q=eduardo+kobra+biografia&oq=Eduardo+Kobra&aqs=chrome.2.69i57j0l5.4201j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8


VEJA ALGUMAS DAS OBRAS DE KOBRA NO BRASIL E NO EXTERIOR

 
Exterior:
1 - O Beijo, na High Line, em Nova York, EUA
2 - Arthur Rubinstein, em Lodz, na Polônia
3 - Artistas, em Wynwood, Miami, Flórida, EUA
4 - A Bailarina (Maya Plisetskaya), em Moscou, Rússia
5 - Malala, em Roma, Itália
6 - Olhar a Paz, em Los Angeles, Califórnia, EUA
7 - Sarasota Antiga, em Sarasota, Flóriada, EUA
8 - Abraham Lincoln, em Lexington, Kentucky, EUA
9 – Fight for Street Art (releitura da cena clássica de Andy Warhol e Jean Michael Basquiat), em Williamsburg, Brooklyn, EUA
10 – Alfred Nobel, na cidade de Boras, Suécia
11 – MariArte, em San Miguel de Allende, México
12 – Ritmos do Brasil, em Tóquio, Japão
13 – O Beduíno, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
14 – Mural ainda sem nome, Papeete, Taiti
15 - Bob Dylan, The Times They Are a-Changin. Minneapolis, Minnesota, EUA
16 –  Hamlet, West Palm Beach, Florida, EUA
17 – Einstein vai à Praia, West Palm Beach, Flórida, EUA
18 – Give Peace a Chance,  Wynwood, Miami, Flórida, EUA
19 – Stop Wars,  Wynwood, Miami, Flórida, EUA
20 – The Fallen Angel  (O Anjo Caído),  Wynwood, Miami, Flórida, EUA
21 – Muddy Waters, Chicago, Illinois, EUA.
22 – Rio, Tóquio, Japão
23 – Armstrong (nome não definitivo), Cincinnati, Ohio, EUA
24 – Dante Alighieri, Ravenna, Itália
25 – Let me be myself, Amsterdã, Holanda
26 - Ziggy Stardust (sobre David Bowie), Jersey City, New Jersey, EUA.
27 – Sonho de um Menino, Dubai, Emirados Árabes Unidos
28 -Malawi – Kobra fez  dois murais em Malawi, na África, a convite de Madonna, para uma instituição (hospital).
29 - Alemanha – Kobra levará cinco telas, já feitas, sobre “Mães”;
30- Espanha – um mural será feito em um prédio de Murcia, com o tema Salvador Dali;
31- Itália – um mural será feito na cidade de Carrara. Será feito diretamente no mármore. O tema será Michelangelo;
32- Portugal – O mural será feito em Lisboa, e o tema ainda está em aberto, mas deve ser sobre Saramago.
33- Kobra fará em Nova York,  28 murais, entre outras.

AQUI NO BRASIL, EDUARDO JÁ GRAFITOU EM DIVERSAS CIDADES. SEGUEM ALGUNS DOS SEUS EXPRESSIVOS MURAIS:
1 – Oscar Niemeyer, Praça Oswaldo Cruz, av. Paulista, em São Paulo, São Paulo
2 - A Arte do Gol (projeto Muro das Memórias), av. Hélio Pellegrino com av. Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo
3 - Belém Antigo, esquina da rua Castilhos França com a rua Portugal, em Belém, Pará
4 - Candango, no Complexo Bancário, em Brasília.
5 - Chico e Ariano, na avenida Pedroso de Morais, Pinheiros, em São Paulo, São Paulo.
6 - Novos Ventos, nos tanques da Linde Gases, na rodovia Cônego Domênico Rangoni, no trecho do sistema Anchieta-Imigrantes, que liga Cubatão a Guarujá, São Paulo.
7 - Mural da 23 de Maio (projeto Muro das Memórias), av. 23 de Maio (próximo ao viaduto Tutóia), em São Paulo, São Paulo.
8 - Murais do Parque do Ibirapuera, ao lado do MAM, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, São Paulo.
9 - Pensador, Senac Tatuapé, em São Paulo, São Paulo.
10 – Muro das Memórias Caixa d’água, Senac Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo.
11 – AltaMira (projeto Greenpincel), rua Maria Antônia, São Paulo, São Paulo.
12  - Muro das Memórias, Senac Tiradentes, em São Paulo, São Paulo.
13 – Gonzagão, Recife, Pernambuco.
14 -  Viver, Reviver e Ousar, Igreja do Calvário, em Pinheiros, São Paulo, São Paulo.
15 -  Brasil!, muro da usina termelétrica de Macaé, Rio de Janeiro.
16 – Sem Rodeio (Projeto Greenpincel), av. Faria Lima, em São Paulo, São Paulo.
17 – Muro das Memórias Senac Tiradentes, av. Tiradentes, em São Paulo, São Paulo.
18 – Racionais MC’s, Capão Redondo, São Paulo, São Paulo
19 – Genial é Andar de Bike, Oscar Freire, São Paulo, São Paulo
20 – A Lenda do Brasil, rua da Consolação, São Paulo
 21 – Etnias – Todos Somos Um, Boulevard Olímpico, Porto Maravilha, Rio de Janeiro, RJ
 22 – Sobre Bike e mobilidade (nome ainda indefinido), rua Tavares Cabral, 62, Pinheiros, São Paulo, São Paulo.
 23 – Maior Mural do Mundo (nome ainda indefinido), km 35 da rodovia Castelo Branco, em Itapevi, São Paulo.
A  lista acima foi obtida em :
 http://www.acritica.net/editorias/cultura/eduardo-kobra-faz-o-maior-mural-do-mundo-na-rodovia-castelo-branco/196835/

Manoel Mosilânio Malaquias da Cruz (Pixote Cruz)
Historiador (URCA), Pedagogo (URCA), Graduado em Mídias da Educação (MEC), Especialista em Mídias da Educação(UFC), em Educação e Direitos Humanos (UFC); em Análise Transacional (Academia do Futuro) e em Metodologia do ensino Superior (UNICAP). Pesquisador sobre Música Brasileira e Tutor do Projeto Professor Aprendiz da SEDUC- FUNCAP na área de Ciências Humanas. Professor de Graduação e Pós- Graduação da Faculdade FACEN. Professor da Rede Privada e Pública Estadual de Brejo Santo-Ce, e do Curso Sapiento. (Salgueiro – Pe)
Especialista e Consultor Educacional das Matrizes Curriculares e dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da prova do ENEM
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