sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Moradores de Caucaia recorrem a carroceiros

Aos poucos, começa a diminuir o lixo acumulado pelas ruas de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 


No entanto, a população ainda sente os transtornos da interrupção da coleta de lixo no Município. Muitos moradores pagam por conta própria carroceiros para remover o lixo das portas de suas casas e levar até os diversos pontos onde as caçambas contratadas pela Prefeitura trabalham para tentar diminuir os montantes de resíduos sólidos espalhados por quase toda a cidade.

O impasse entre a Prefeitura de Caucaia e a empresa Marquise Ambiental, após o fim do contrato de limpeza urbana e domiciliar entre as duas partes, resultou em uma semana inteira sem o serviço público e a decretação de estado de emergência no Município. No último sábado (6), o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, retomou a coleta de lixo e assumiu de forma definitiva a responsabilidade pelo serviço.

No Planalto Caucaia, os moradores evitam colocar o lixo nas calçadas por medo de atrair bichos e os dejetos serem espalhados pelas ruas. A aposentada Maria Ferreira Bezerra, 71, relata que os moradores recorrem aos carroceiros para atenuar o problema. "A gente dá um agrado e eles levam. Eu paguei cinco reais para levarem meu lixo ontem. Hoje, só não mando levar de novo porque estou sem dinheiro".

De acordo com o carroceiro Erivaldo da Silva, 49, a situação do Planalto Caucaia é a mesma na Jurema e no Araturi. Erivaldo percorre diversos bairros com sua carroça em busca de conseguir uma renda extra e, consequentemente, ajudar os moradores. Um comerciante da região que preferiu não se identificar reclama do descaso com a população. "Quem está me salvando são os carroceiros. Mas é obrigação da Prefeitura. Espero que a situação se resolva logo", torce.

Morador do Nova Metrópole, o gerente Augusto Azevedo, 25, confirma que o lixo acumulado na Av. Contorno Norte é retirado todos os dias pela caçamba da Prefeitura. Mesmo assim, se amontoa em diversos pontos do local. "As pessoas dos outros bairros colocam o lixo aqui. A Prefeitura tira e o pessoal despeja de novo porque as caçambas só recolhem em alguns pontos".

Na BR 222, na altura do Parque das Nações, uma caçamba e uma retroescavadeira recolhiam os resíduos amontoados no canteiro central, próximo à residência da contabilista Silvia Ribeiro, 51. A moradora torce para que a situação se normaliza o mais rápido possível. "A comunidade traz o lixo pra cá porque não tem onde colocar", afirma.

Em nota, a Prefeitura de Caucaia informou que está concluindo a elaboração do Plano Estratégico de Limpeza Urbana e Coleta Domiciliar. Com isso, conforme a Prefeitura, serão ampliados os números de equipamentos para a realização dos serviços por parte da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans). Ainda de acordo com a Pasta, o Plano deverá ser apresentado nos próximos dias, assim como os devidos prazos de execução, rotas e frentes de serviço.

Fonte: Diário do Nordeste