terça-feira, 17 de abril de 2018

Brejo Santo - Onde estão os amantes da cultura?

Arte - Blog do Farias Júnior

Do poeta e compositor Peninha, pinço aqui um trecho da letra que compõe a música Sozinho: "Quando a gente ama é claro que a gente cuida, fala que me ama só que é da boca pra fora". 


Uso essa frase para arguir de forma incisiva e quase inquisitiva os poucos mas, barulhentos "amantes da cultura" que  bradavam, as vezes até anonimamente, o seu amor e ao mesmo tempo o seu lamento, por Brejo Santo não ter à época um calendário cultural consistente, uma rotina cultural ativa, com peças de teatro, sarais, espaços literários, show´s de música e de poesia de qualidade, etc. O tempo passou, e com muito trabalho, conseguiu-se mudar essa realidade que é característica das pequenas cidades do interior. 

Desde a gestão do prefeito Guilherme Landim, Brejo Santo passou a ter um  NAEC - Núcleo de Arte e Cultura, funcionando com um cineteatro belíssimo, (um dos melhores do estado), que apesar dos pesares, crises econômicas à parte, vem sim conseguindo oferecer gratuitamente ao público, uma agenda que talvez nem mesmo as cabeças mais pensantes e sedentas por cultura ousaram sonhar um dia. Mas um espetáculo não se realiza apenas com estrutura física e um talentoso artista. Creio que para que possamos afirmar que: "ali houve um espetáculo, ou um evento cultural", há que se ter constatado a presença de uma plateia, pequena ou grande? É o seu tamanho que vai servir de termômetro, de indicativo do tamanho do interesse dessa sociedade por cultura.

Lamentavelmente os últimos eventos culturais, gratuitos, realizados pela Secretaria Municipal de Cultura Turismo e Eventos da prefeitura de Brejo Santo, com atrações locais, regionais e  nacionais, deixaram muito a desejar em termos de público, embora tenham sido de excelente qualidade. Exemplo mais

Se quer, os "amantes da cultura" de outrora têm comparecido. Ou perderam o amor ou perderam o argumento.


Farias Júnior.