Na última sexta-feira (13), ocorreu no auditório do CVT a solenidade de entrega de certificados de Cursos no CVT/Centec- Brejo Santo, o evento contou com a presença de Horley Lucena coordenador do CVT-Brejo Santo, Nágyla Drumond Secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior(Secitece), Vanessa Vasconcelos Secretária executiva do Instituto Centec, Emerson Lacerda Diretor da Fatec Cariri, Edicarlos Pereira vice-diretor do IFE/UFCA, Maria Socorro Alves Patrício (Leda) diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos representando o CEJA/SEDUC, Jardel Pereira tutor na UAB e colaborador da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Leonardo Feitosa (Empresário e diretor executivo da empresa Madcal), Mauro professor e técnico em eletrotécnica, Maria Helena Cruz servidora do instituto Centec e docente do PISD, Célio Leite servidor do CVT-Brejo Santo, Cicero Engenheiro Agrônomo e discente, além de Genival representante do Conselho Tutelare sociedade civil.

O aluno Pedro Fabricio, de 20 anos, fez a capacitação do curso PISD e falou da alegria em ter a oportunidade de participar da formação. “Eu sempre quis aprender mais, estudar mais, e não sabia onde podia encontrar isso. Adoro informática e me comunicar com as pessoas. O curso inteiro foi muito bom, com professores muito competentes. Estou muito feliz de poder ter me formado e agora ter a chance de ingressar numa área que gosto e com a qualificação adequada”, afirmou.
Para Nágyla Drumond“A rede CVT-Tec tem papel de mobilização e formação extraordinário para todo o estado, pois oferece qualificação em nível médio, técnico e superior. Mobilizando uma rede para atender todo o território do Ceará, oportunizando que a classe trabalhadora tenha acesso à educação formal sendo assim, proporcionando maior preparo e facilidade para que eles pudessem ingressar no mercado de trabalho, fato esse testemunhado nesta tarde com a entrega e outorga aos alunos, que, sem dúvida, contribuirão para o desenvolvimento de Brejo Santo e região’’ O coordenador Horley destacou que ‘’São profissionais qualificados que acabamos de entregar a sociedade. São pessoas que lutam e lutaram muito para concluir o curso, mais ainda no panorama atual que a sociedade brasileira passa. Essas pessoas saem daqui ou para serem empreendedores ou para encontrar um emprego de carteira assinada.
Essa qualificação é essencial para melhora a vida desses sujeitos e da cidade, amplificando as oportunidades e nos serviços oferecidos
em Brejo Santo e região, melhorando a economia local, diminuído a desigualdade e oferecendo oportunidades’’ Horley Lucena garantiu a continuidade de novas edições dos cursos ainda em 2018, de formação gratuita.
Autoria e Imagens: Jardel Pereira-Vinculado PRODER/UFCA, e participa do Programa de Cooperação Acadêmica – Programa de Pós-Graduação em Educação (URCA), curso de Mestrado da Universidade Regional do Cariri, na qualidade de pesquisador (intercambio).