No último domingo (22), dezessete animais – 13 cães e quatro gatos - foram resgatados em situação de maus-tratos e subnutrição em uma casa localizada no Bairro Papicu, em Fortaleza.
De acordo com informações do Batalhão de Policiamento Ambiental, a denúncia, com fotografias anexadas, foi feita por moradores da região. O dono da casa não estava e foi preciso a ajuda de um chaveiro para que os policiais pudessem entrar no imóvel. “Quando entramos, a situação era de calamidade: os bichos todos debilitados e a casa inabitável, com fezes e urina por todo lugar”, relata a tenente Luziane Freire, subcomandante da 1ª Companhia do Batalhão de Policiamento Ambiental.
Um veterinário foi chamado para auxiliar na condução e atendimento aos animais. Os animais foram acolhidos pelo Abrigo São Lázaro e o caso foi registrado no 9° Distrito Policial, na Praia do Futuro. A Polícia Civil abriu um procedimento para apurar a responsabilidade pelos maus-tratos, considerado crime. Identificado, o autor vai responder por crime ambiental e, se condenado, pode sofrer pena de detenção de 3 meses a um ano, além do pagamento de multa.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados G1 CE*