quinta-feira, 19 de julho de 2018

COLUNA DA JACQUELINE - Gentileza

Gentileza


Hoje me debrucei sobre a palavra GENTILEZA. Segundo o dicionário ação nobre, distinta ou amável.
A gentileza  torna os relacionamentos mais humanos. Quem pratica a gentileza   é cuidadosa, distinta e delicada.
Atos de gentileza fazem toda diferença no nosso dia a dia. Ela melhora significativamente o convívio entre as pessoas.
Como já disse sou uma torcedora que não entende de futebol, mas de gentileza eu entendo. Uma cena do final da copa me chamou à atenção.
Começa a chover durante a premiação do final da copa na Rússia. Os seguranças entraram em cena com guarda - chuvas para proteger as autoridades que ali se encontravam, entre elas, Vladimir Putin, Emmanuel Macron e Kolinda Grabar-Kitarovic. Presidentes da Rússia, França e Croácia. Era o que se imaginava.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  foi o primeiro a ser protegido pelo guarda-chuva e, por alguns minutos, que para nós telespectadores foi muito, o único dentre as autoridades que recebeu o guarda-chuva. Depois de muito tempo o presidente da França, Macron . E a presidente da Croácia, Kolinda, literalmente encharcada,  debaixo da chuva.
A cena parecia surreal. E por incrível que pareça gerou em mim que sou mulher e educadora uma revolta. Esqueci a premiação. Levantei e indignada e  falei com a tela da TV: Como pode isso? Que falta de educação! Que falta de gentileza! Como em pleno século XXI presenciamos uma cena tão constrangedora e perturbadora?
Mas uma vez começo a quebrar paradigmas de muitas coisas que ainda estão sendo construídas no meu saber:
- Educação não está ligada a conhecimentos desassociadas de atos .
- Nem todo detentor de conhecimentos, tem educação.
- Não existe educação sem gentileza.
Espero que essa cena sirva de reflexão para todos nós. Que perturbe, no bom sentido, a nossa consciência e o nosso coração para agirmos e  reagirmos à conduta que são totalmente contra a humanização.
Um texto Taoístas diz assim:  Três coisas agradam a todo o mundo: gentileza, frugalidade e humildade. Pois os gentis podem ser corajosos, os frugais podem ser liberais e os humildes podem ser condutores de homens.
Por uma humanidade melhor!

Jacqueline Braga