sexta-feira, 24 de agosto de 2018

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Dona Laura do René Lucena, catequista, amiga de todos.


Dona Laura do René Lucena, catequista, amiga de todos.

Que prazer conversar com Dona Laura! Foi uma tarde agradável que enche meu coração de alegria! Dona Laura é uma mulher que representa todos nós, principalmente as mulheres que recebem o titulo de guerreira. Assim é DONA LAURA que batalha incansavelmente em prol do Reino de Deus e na defesa dos que lhe procuram.

Dona Laura nasceu no município de Missão Velha no ano de 1938, hoje com 80 anos. Dona Laura é mãe de 9 filhos e seu esposo agricultor chama-se Francisco Luciano da Rocha, com o qual tem 59 anos de casada. Antes de vir morar em Brejo Santo passou por outras cidades e estados como exemplo Pernambuco e depois se instalaram na cidade de Jardim. Ela revela que na sua infância, aos 11 anos de idade já ensinava e desde cedo foi catequista como sua mãe. Morando na cidade de Jardim.  

Sua história em Brejo Santo começa no ano de 1983 quando veio da cidade Jardim para morar no sitio capoeiro. Mas antes de vir pra Brejo Santo, foi orientada por uma cunhada de Monsenhor Dermival, esposa de Lourival a procurar Juarez Sampaio que era prefeito na época para lhe ajudar com um emprego e deu tudo certo. Sua vida começa a despontar diferente. Gosta da cidade a e aos poucos vai conhecendo e fazendo amizades. Ao chegar sua primeira  tarefa foi se engajar na Igreja. Um dos fatos que traz em sua memória é de que nunca gostou de politica e aprendeu a gostar com o inesquecível Welington Landim. Lembra que antes não votava por desconhecer a politica. Essa mudança ela diz que foi a partir da amizade com Dona Terezinha Landim mãe de Dr. Wellington, as quais faziam um curso chamado LOGOS. Dona Laura conta que não tinha condições de fazer exames de vista, juntou-se todos da sala e inclusive Dona Terezinha, compraram o óculo pra Dona Laura, aos poucos a amizade se estendeu aos membros da família inclusive Dr. Welilvan que tem estima por Dona Laura. Certa vez dona Laura queria vir a um comício de Dr. Welington, chamou os membros das famílias e este não vieram. Ela disse que veio sozinha e a pé lá do Capoeiro, colocou um papel com uma poesia dentro da toalha e se mandou pra o Brejo Santo. Ao chegar dirigiu-se a casa de Dona Terezinha e esta prontamente lhe atendeu. Ela mostrou o poema que dizia mais ou menos assim “essa festa é em homenagem a um candidato a prefeito, vamos pedir a Jesus que ele seja eleito”. Dona Terezinha se emocionou chamou Dr. Welilvan e este disse que ela iria subir no palanque à noite e recita. Ela retrucou, bateu firme, mas não teve jeito, todos pediram , relata ela que inclusive Socorro Tijuca e assim ele fez. Ao subir no palanque e recitar foi aplaudida por todos, ela diz que foi no ano de 1988. 

Outra recordação de Dona Laura é o serviço de catequista na Paróquia que começou com as Irmãs Sacramentinas. Conta que por intermédio e ajuda da Irmã Rita Angélica se dedicou a catequese do Bairro René Lucena que desde que veio morar no ao de 1992. Quando se falou nesse fato outro veio a memória que foi a mudança dela para o Bairro René Lucena. No desejo de possuir uma casa própria vai a luta e aguarda ser sorteada em uma casa, projeto de Dr. Wellington sobre as pessoas adquirirem sua habitação. Ela diz; “Graças a Deus que consegui”. O Projeto de um conjunto habitacional foi aprovado e para o momento muitas famílias foram beneficiadas. De inicio o conjunto habitacional, direcionado por Dr. Gilson Leite, denominou-se Conjunto habitacional “Doce LAR”, vindo a ser substituído por René Lucena. Pode-se dizer que Dona Laura é uma das primeiras a morar no René Lucena.

Hoje Dona Laura, aos 80  é líder da comunidade, continua catequista, não se cansa de pregar a Palavra de Deus. Direciona a Capela de Nossa Senhora de Lourdes e outros afazeres na comunidade. Trabalhou na Escola de Ensino Fundamental José Teles de Carvalho É “rezadeira”, ou seja, reza nas pessoas. Que Missão! Deus lhe conserve assim essa serva de Deus e dos Irmãos.

Obrigada Dona Laura pelo seu testemunho de amor e de vida apostólica e missionária!