É importante o cuidado com o sono na Infância?
Antes de outras considerações, a resposta para a pergunta é: sim. A correria do dia a dia, o contato na maior parte do dia com telas de computadores e celulares, além de preocupações corriqueiras com atividades que devem ser desenvolvidas, entre elas a escola, curso de línguas, educação física, reforço, tarefas de casa, entre outras, precisam de uma pausa, de uma “recarga” para a energia do corpo, que antes de ser também descanso, é uma promoção de cuidado com o desenvolvimento saudável da infância.
O sono tem papel fundamental em atividades de aprendizagem, crescimento, e influencias nas funções fisiológicas e psicológicas, por isso a necessidade de pais e responsáveis ficarem atentos para que as crianças tenham boas noites de sonos.
Algumas crianças resistem ao horário de dormir, e preferem ficar “só mais um pouquinho” vidrados em seus aparelhos eletrônicos, assim o sono pode se tornar um momento de estresse, e não de relaxamento, para pais e filhos.
É preciso que se crie uma rotina para o sono, as crianças precisam organizar-se para dormir, precisam entender que é algo importante para que elas possam enfrentar com disposição as atividades do dia seguinte, por isso, para ajudá-los, os pais devem evitar distrações como vídeo game, TV’s, celulares, tablets, pois esses aparelhos criam dificuldades que comprometem o sono, os mantém em alerta. Um dos bons caminhos seria a aquisição de livros, de preferência das crianças, e dependendo da idade os pais podem ser “contadores de histórias” até que a criança adormeça.
A rotina do sono também envolve algumas atividades fixas para o dia seguinte, dependendo da idade, como por exemplo o horário de acordar e se organizar para ir a escola, o que pode desenvolver na criança o senso de responsabilidade com os “deveres” do dia seguinte, o comprimento de horários, e a importância de se acordar disposto para o que se há de fazer. Evitando estresses, indisposição e oscilações de humor devido ao sono reduzido, e as atividades orgânicas em desequilíbrio, o sono faz parte do processo metabólico.
Outro fator importante para que a criança compreenda a importância do sono em sua vida é a maneira que os pais “colocam” seus filhos para dormir. Brigas, discussões e choros não facilitam o processo, cria um ambiente não saudável para ambos, além das crianças interpretarem que esse momento não é tão prazeroso. O diálogo mais uma vez supera qualquer atitude agressiva de ambas as partes.
Pais e filhos devem compreender juntos o papel fundamental do sono para suas vidas, por isso se faz necessário também o respeito à privacidade e a liberdade do outro, compreendendo-se também que cada pessoa possui um funcionamento fisiológico e psicológico diferentes, não adiante sermos invasivos, quando na verdade devemos ser cautelosos. O mais importante é que os pais ofereçam as condições e as orientações para que os filhos façam boas escolhas, e saibam pesar as causas e as consequências de suas atitudes, inclusive valorizar o sono ou não.
Uma ótima semana. Até a próxima.
David Junior - Psicólogo
David Junior - Psicólogo