quarta-feira, 22 de agosto de 2018

COLUNA DO PROFESSOR PIXOTE - O Islamismo e o Enem



O ISLAMISMO E O ENEM 

Escolhi elaborar as questões sobre o islamismo em relação as suas origens, seus fundamentos e suas contribuições, entre outros,  por uma singela observação: os seus seguidores representam atualmente aproximadamente 1, 5 bilhão de pessoas, ou seja, mais de um quinto de pessoas da população no mundo.  Ela é a segunda maior religião do planeta, atrás apenas do cristianismo que possui cerca de 2,25 de seguidores. Os dados impressionantes sobre o Islã são motivos suficientes para um estudo pormenorizado dessa parcela considerável da população mundial. No tocante as essas informações deve-se levar em conta sua arquitetura, arte e literatura como também suas inovações e descobertas nas áreas científicas e tecnológicas legadas à humanidade. 
Primeiramente, procure resolver as questões elaboradas por mim. Logo em seguida, leia o comentário geral sobre os islamismo. Depois confira o gabarito.
Ao pregar publicamente que os ídolos da Caaba tinham de ser destruídos, pois só havia um único Deus, que era Alá, Maomé encontrou forte oposição, principalmente dos coraixitas. (...) Ameaçado de morte, Maomé fugiu de Meca e refugiou-se em Yatrib, que passou a se chamar Medina (“cidade do profeta”). A fuga de Maomé de Meca para Medina, em 622, é conhecida como Hégira.  SILVA, Francisco de Assis. Filho. História Antiga e Medieval. São Paulo: Editora Moderna, 1994. p.114
QUESTÃO O1. O acontecimento descrito no texto conhecido como Hégira.( Hjira), cujo significado é migração reside no fato de o mesmo
(A) constituir em um dos pilares do Islamismo.
(B) ser considerado o marco inicial do calendário muçulmano.
(C) representar a purificação do pecado e a total obediência a Deus.
(D) estabelecer um divisor político, econômico e social entre a Arábia pré-islâmica.
(E) definir os elementos do  nacionalismo e dos elementos identitários dos povos árabes.
Competência ENEM 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade ENEM: 2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

“[...] O Alcorão ordena: “Não geres confusão na terra após este justo comando.” Quando diz também que a terra e tudo o que nela existe é criada para nosso uso, isto não implica uma transferência de propriedade; é uma incumbência a nós delegada, e respondemos perante o “Senhor de todas as coisas” pelo nosso ministério. O muçulmano é constantemente relembrado, quer no Alcorão, quer nos ditos preservados do Profeta, que a ganância e o desperdício estão entre os maiores pecados. Podemos usar aquilo que nos é disponibilizado para o nosso sustento, mas nada mais; e mesmo esse pouco não é mais do que um roubo se abandonamos a nossa função humana e decidimos renunciar a oração universal que transporta toda a criação de novo para a sua origem.” (Conceição, Miguel. O protesto da terra. In: Sabedoria Perene.)
QUESTÃO O2. De acordo com a ideia do autor no que se refere ao Alcorão , buscando ressaltar
(A) a harmonia daquilo que foi dado por Deus e as ações humanas de acordo por Ele estabelecido.
(B) a necessidade de se criar uma reforma agrária com base nos ensinamentos Divino.
(C) no cumprimento das ordens de Deus cujo preceito estabelecido na comercialização da terra.
(D)a ganância e o desperdício constituem infrações com maior gravidade que o roubo
(E)o uso humano da terra e dos bens naturais são formas de livre-arbítrio dados por Deus.
Competência ENEM 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade ENEM: 2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.


Questão 03.  A fotografia acima registra fiéis no círculo da Caaba na Grande Mesquita, em Meca, Arábia Saudita.   Trata-se de um cinco pilares do islamismo denominado.

 (A)     Jejum
(B)     Oração
(C)     Caridade
(D)     Peregrinação
(E)     Profissão de fé
Competência ENEM 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade ENEM: 2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
Habilidade ENEM: 3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.



Por © Asitjain / Wikimedia Commons, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21455975


A imagem acima é do Taj Mahal que é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia e o mais conhecido dos monumentos do país. A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna. Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo. contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes. https://girandoomundo.wordpress.com/2011/08/16/taj-mahal-india/
QUESTÃO 04. Esse tipo de arquitetura religiosa faz parte da cultura:
(A) Indiana.  
(B) Chinesa. 
(C) Espanhola.
(D) Bizantina. 
(E) árabe
Competência ENEM 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade ENEM 5 : identificar as manifestações ou representações da diversidade dos patrimônios cultural e artístico em diferentes sociedades.


Foto. 01 Mesquita de Omar Yadi, em Alepo, na Síria



Foto. 02.Mesquita em Djnné, Mali

QUESTÃO 05. Os elementos da arquitetura religiosa islâmica presentes na  figura 1 e 2 mostram que:
(A) a mesquita 2 foi adaptada segundo os materiais e técnicas construtivas locais não havendo minaretes e cúpulas, típicas da arquitetura religiosa islâmica.
(B) as peculiaridades e diferenças das crenças islâmicas  variam de acordo com o âmbito arquitetônico
(C) a arquitetura sofreu influência das religiões orientais tendo seu caráter marcante nas formas variadas.
(D) os aspectos relevantes e a predominância religiosa sobre a arquitetônica de acordo com a crença islâmica;
(E) as diferenças arquitetônicas são referentes as divisões religiosas entre moderados sunitas e os radicais xiitas.
Competência ENEM 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Competência ENEM 4: entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
Habilidade ENEM 5 : identificar as manifestações ou representações da diversidade dos patrimônios cultural e artístico em diferentes sociedades.
Habilidade ENEM 18: analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.

COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE –  ORIGENS E FUNDAMENTOS RELIGIOSOS DO ISLAMISMO
 Foi na Península Arábica que surgiu o Islamismo no ano de 622, mais precisamente na zona costeira da região entre as cidades de Meca e Medina.  A Península está localizada numa região limitada ao norte pela Palestina e Mesopotâmia; ao sul pelo Mar Arábico e Oceano Índico; a leste pelo Golfo Pérsico, e ao oeste pelo Mar Vermelho. Além disso, os desertos, os estepes os oásis dominam a paisagem da região.
Segundo a tradição ocidental, os árabes são de origem semita e descendem do filho mais velho de Abraão, Ismael. Já o povo judeu descende de Isaque, o outro irmão de Ismael. Logo, judeus e árabes são “povos irmãos” e possuem a mesma origem.
 Ela era ocupada ao norte e ao centro pelos beduínos que eram grupos nômades ou semissedentários.
Os árabes não possuíam uma organização política unificada. Tanto os beduínos, quanto os árabes do sul, do deserto ou do litoral eram politeístas. 


https://slideplayer.com.br/slide/1219462/
Havia entre eles cerca de 360 divindades sendo elas ídolos ou elementos da natureza. Os grupos se distinguiam pela crença religiosa. Devido ser uma região de fluxo comercial de caravana por estar localizada numa passagem entre a Ásia e a África, nos permite afirmar que grupos monoteístas (judeus e cristãos) e suas ideias religiosas transitavam por lá.
O Islamismo é a religião fundada por Maomé e consiste em uma religião monoteísta que possui vários preceitos do judaísmo e do cristianismo. Muçulmanos é a denominação dada aos seguidores do islamismo que passaram a serem conhecidos como os submissos à vontade de Deus (Alá).
Para os muçulmanos, Maomé representa o ultimo e o principal dos profetas de Deus de uma linhagem que se inicia no Antigo Testamento com Daniel, Isaias, Jeremias, entre outros, passando por Jesus Cristo que é considerado mais um dentre os demais profetas, mas não na condição de filho de Deus, como consideram os cristãos.
O livro sagrado do islamismo é o Alcorão também chamado de Corão e que dizer “o que deve ser lido” na língua árabe.  Ele é composto de 114 suratas ou capítulos (que são organizados não na ordem cronológica mas  do maiores para o menores ) e possui 6236 ayas, que são pequenos versos que tratam dos fundamentos da religião além de conter ensinamentos sobre a comunidade, a família, questões éticas e sociais,  os costumes, o casamento, a alimentação, a herança além de ser um guia para a prática da justiça, da bondade e generosidade do fiel.  O Alcorão constitui-se nas palavras de Deus reveladas pelo intermédio do Arcanjo Gabriel ao profeta Maomé (durante 23 anos até o seu falecimento no ano de 632 do calendário cristão) que segundo a tradição, deve ser lido e recitado em árabe por que as palavras do Alcorão expressam musicalidade e devem ser recitadas em tom alto para envolver, pela mensagem de Alá, o ouvinte.
  O livro sagrado do Islamismo reconhece como revelações das leis divinas aos homens as palavras de Abraão e de Jesus assim como todos os profetas e livros sagrados do judaísmo e do Cristianismo,
Porém, há uma pequena diferença: o Alcorão, segundo os muçulmanos, seria a versão definitiva e pura da palavra de Deus e embora reconheça os livros sagrados Torá do Judaísmo e Bíblia do Cristianismo, acreditam que eles apresentam-se de maneira distorcida no tocante à palavra divina.
Assim sendo, uma região predominantemente politeísta é perceptível notar que as ideias do profeta Maomé não seriam bem aceitas. Maomé e seus seguidores foram perseguidos pelas lideranças locais que temiam o fim das peregrinações à Meca as quais se constituíam uma das suas principais fontes de renda para o comércio local, os peregrinos.
Diante das perseguições, Maomé e alguns dos seus partidários tiveram que deixar Meca em direção a Iatreb (Yathrib) em 622. Esse episódio denominado Hégira (migração ou fuga) constitui-se no marco inicial do calendário muçulmano.
Maomé afirmou que a comunidade deveria   seguir cinco obrigações básicas denominadas de pilares, elencados abaixo.
PRIMEIRO  PILAR DO ISLÃ :  A PROFISSÃO DE FÉ OU SHAHADA - é a afirmação da crença do muçulmano que deve repetir várias vezes a sentença “ Não há  outro Deus senão Alá e  que Maomé é o seu profeta ”, ou seja, consiste em reconhecer e professar Alá e Maomé, como único Deus e Profeta, respectivamente.
A crença em Deus é consubstanciada  nos Seus anjos, nos Seus Livros, nos Seus Profetas, no Dia do Juízo Final e na Providência.
Urge acrescentar que Maomé não é uma divindade ou entidade sagrada sendo por isso, proibido a sua adoração ou culto.
SEGUNDO PILAR DO ISLÃ: A ORAÇÃO OU SALAT – rezar com a cabeça voltada em direção a Meca, cinco vezes durante o dia nos seguintes horários; ao nascer, ao meio-dia, no meio da tarde, ao entardecer e à noite.
A oração só será válida após a execução do Wudú ( veja infográfico abaixo ) que é uma ablução cujo objetivo é eliminar qualquer sujidade ou impurezas do corpo, da roupa e do chão  em que se pratica a oração.



 Busca-se através dessa obrigação, primar pela constância do relacionamento em o fiel e Deus, avivar a fé tornando-a construtiva na vida prática; purificar o coração e conforta a alma; reforçar a fé na existência e na bondade de Deus; estimular os elementos positivos e honrados do homem, eliminando as tendências más e desonestas, ajudar o homem na compreensão das suas aspirações  a uma vida virtuosa.
É interessante notar que o  Alcorão faz referência explicita a oração. Vejamos . “Observa a oração em ambas as divisões do dia e em certas horas da noite, porque as boas ações anulam as más. Nisto há mensagem para os que recordam.”(Hud, 11/114)
 “Observa a oração, desde o declínio do sol até à chegada da noite, e cumpre a recitação matinal, porque é sempre testemunhada.” (Isra 17/78)
Além disso, o muçulmano deverá interromper suas atividades ao meio dia e se dirigir a uma mesquita, toda sexta-feira que é o dia sagrado dos seguidores do Islamismo. A oração obedece um ritual que consiste em seguir cinco movimentos: ficar em pé, curvar-se, prostar-se, sentar-se e encerra  com um desejo de paz àqueles que estejam à sua volta . veja a imagem abaixo.



TERCEIRO PILAR DO ISLÃ - A CARIDADE OU ZAKAT – dar esmola ou fazer caridade aos necessitados o equivalente a 2,5% de sua renda anual que deve ser investidos para esse fim  depois de deduzidos os impostos e as contribuições fiscais e outros encargos as despesas pessoais, as da família, os gastos indispensáveis. Esse pilar visa reforçar os laços de solidariedade entre os fieis e  objetiva também a “purificação” dos seus bens matérias de quem o pratica.
QUARTO PILAR DO ISLÃ: O JEJUM OU SAWM - deve ser realizado durante o nono mês do calendário árabe, conhecido por Ramadã, que é o mês da revelação de Maomé expresso posteriormente à sua morte no Alcorão e por isso é considerado sagrado. Esse pilar objetiva levar o fiel a vivenciar a experiência e deixa-lo sensível às situações infortunas do próximo como também elevar o seu contato com Deus. Essa prática tem um significado espiritual pois ensina ao homem o princípio do amor sincero, porque se este respeitar o espírito do jejum, provará o seu amor profundo a Deus além de desenvolver no ao homem verdadeiro espírito  de fraternidade, de dedicação social, de unidade e de igualdade perante Deus.
Deve-se, nesse período, não comer, nem beber e nem manter relações sexuais entre o nascer e o pôr sol.  Logo depois, por volta da 20:30h, ocorre o Iftar que é a quebra do jejum em que se deve ser servidos na refeição alimentos como tâmaras acompanhado de leite, conforme costumava fazer o profeta Maomé, e/ou fazer uso de bebidas e aperitivos que não contenha álcool. Orienta-se o fiel a proceder o Iftar sempre de maneira coletiva reunindo familiares e amigos com o objetivo de celebrar os laços de solidariedade entre os membros.
  Ao término do Ramadã, inicia-se o Eid-ul- Fitr que são os festejos tradicionais que duram três dias para celebrar o término de jejum em que há momentos de orações coletivas, troca de presentes entre os membros das festividades, uso de roupas novas para celebrar o evento, visitas mútuas entre os membros, sempre na presença e no agradecimento a Deus.
Estão isentas dessa obrigação apenas as Mulheres grávidas ou as que amamentam os seus filhos pu aquelas que estejam no período da menstruação; Homens ou mulheres que sejam demasiado idosos e fracos; Os doentes cuja saúde possa ser gravemente perturbada pelo jejum.
Veja o que diz as escrituras Sagradas do Islamismo
 “O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão – orientação para a humanidade e evidência de orientação e discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Allah vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Allah por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.” (Al Bacará 2:184-185)
“Comei e bebei até à alvorada, quando podereis distinguir o fio branco do fio negro. Retornai, então ao, jejum, até ao anoitecer,” (Baqara 2/187)
 À semelhança do cristianismo, o jejum para o islamismo constitui-se um momento de adoração a Deus e  portanto, um ato de fé.  
QUINTO PILAR DO ISLÃ: A PEREGRINAÇÃO À MECA OU HAJI - (cidade hoje localizada na Arábia Saudita ) deve ocorrer ao menos uma vez na vida desde que o fiel tenha condições físicas e/ou financeiras sempre no último mês do calendário islâmico como  é apresentado na fotografia. Ao chegar a cidade sagrada, o fiel deve passar o dia rezando, fazer um exame de consciência além de pedir perdão pelos seus atos. A peregrinação fundamenta-se no exercício da experiência religiosa no local mais sagrado do Islamismo.
AS ARTES E AS CIENCIAS
Entre elas podemos citar:
Na Matemática, a difusão dos números arábicos (um aperfeiçoamento dos algarismos hindus, dai a expressão hindu-arábicos) o desenvolvimento da álgebra e da trigonometria além da introdução do número zero;
Na filosofia temos as contribuições de Avicena e Averrois dois estudiosos da obra aristotélica e da relação entre religião islâmica e pensamento filosófico;
Na medicina são inúmeras as contribuições dos árabes dentre as quais podemos destacar a higienização como forma de evitar doenças, diagnosticaram o câncer de estômago além de descobrir a origem do contagio de doenças como sarampo, a varíola e a tuberculose, o funcionamento de vários órgãos do corpo  humano, descobriram algumas doenças e seus respectivos tratamentos como também a criação de antídotos para inúmeras formas de envenenamento.
Na Química a descoberta dos ácidos nítricos e sulfúricos e do álcool destilado, o salitre, o carbonato de sódio além de misturas para a preparação do esmalte e do vidro.
ARTES PLÁSTICAS
De acordo fundamentos religiosos do islamismo, é proibido a idolatria a representação da imagem de Maomé e de Alá. O que sustenta a proibição é que, de acordo fé islâmica, a representação artística da figura humana ou um animal cabe ao Deus, o criador de tudo, não cabendo ao artista assumir esse papel.
 ARQUITETURA ISLÂMICA
É caracterizada pela existência das mesquitas que são os templos de oração islâmicos constituídas de cúpulas (ou domo possui uma forma circular na sua estrutura)   minaretes ( torre onde se convoca os fieis da mesquita para a oração e  que se destacam por ser altas, pontiagudas e serem símbolos da arquitetura islâmica) e sala de orações. Nelas inexistem altares, imagens e bancos. O fiel, como já dizemos, rezam ajoelhados ou prostrados com o rosto em direção ao solo.
TIPOS DE MINARETES





CÚPULA DA ROCHA
– PRIMEIRA MESQUITA ISLÂMICA – SÉC.VII




FIQUE SABENDO -  árabe e mulçumano não são  sinônimos.  Como dissemos no inicio do texto, o islamismo surgiu na Península Arábica isto indica que nem todo assim mulçumano é árabe como nem todo árabe é muçulmano Quando fazemos referencia a aquele que segue o islamismo usamos a expressão muçulmano. Já árabe usamos quando nos referimos a uma etnia, um povo idenficado pela língua árabe.  A Indonésia é o país onde sua população não é de origem árabe, mas é o que apresenta o maior número de muçulmano do mundo. 
QUESTÃO -01  - GABARITO – B
QUESTÃO -02  - GABARITO – A
QUESTÃO -03  - GABARITO – D
QUESTÃO -04  - GABARITO – E
QUESTÃO -05  - GABARITO – A
ATENÇÃO. As questões aqui publicadas são propriedade intelectual do Professor Pixote Cruz sendo permitida a sua reprodução desde que publicada o autor e a fonte.
Manoel Mosilânio Malaquias da Cruz (Pixote Cruz)
Historiador (URCA), Pedagogo (URCA), Graduado em Mídias da Educação (MEC) Especialista em Mídias da Educação(UFC), em Educação e Direitos Humanos (UFC); em Análise Transacional (Academia do Futuro) e em Metodologia do ensino Superior (UNICAP). Pesquisador sobre Música Brasileira e Tutor do Projeto Professor Aprendiz da SEDUC- FUNCAP na área de Ciências Humanas. Professor de Graduação e Pós- Graduação da Faculdade FACEN. Professor da Rede Privada e Pública Estadual de Brejo Santo-Ce, e do Curso Sapiento. (Salgueiro – Pe) 
  Especialista e Consultor Educacionais das Matrizes Curriculares e dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da prova do ENEM
 Acesse o canal ENEM TOMARA 2017.