O ISLAMISMO E O ENEM
Escolhi elaborar as questões sobre o islamismo em
relação as suas origens, seus fundamentos e suas contribuições, entre
outros, por uma singela observação: os
seus seguidores representam atualmente aproximadamente 1, 5 bilhão de pessoas,
ou seja, mais de um quinto de pessoas da população no mundo. Ela é a segunda maior religião do planeta,
atrás apenas do cristianismo que possui cerca de 2,25 de seguidores. Os dados
impressionantes sobre o Islã são motivos suficientes para um estudo
pormenorizado dessa parcela considerável da população mundial. No tocante as
essas informações deve-se levar em conta sua arquitetura, arte e literatura
como também suas inovações e descobertas nas áreas científicas e tecnológicas
legadas à humanidade.
Primeiramente, procure resolver as questões elaboradas
por mim. Logo em seguida, leia o comentário geral sobre os islamismo. Depois
confira o gabarito.
Ao pregar publicamente que os ídolos da
Caaba tinham de ser destruídos, pois só havia um único Deus, que era Alá, Maomé
encontrou forte oposição, principalmente dos coraixitas. (...) Ameaçado de
morte, Maomé fugiu de Meca e refugiou-se em Yatrib, que passou a se chamar
Medina (“cidade do profeta”). A fuga de Maomé de Meca para Medina, em 622, é
conhecida como Hégira. SILVA, Francisco de Assis. Filho. História
Antiga e Medieval. São Paulo: Editora Moderna, 1994. p.114
QUESTÃO O1. O
acontecimento descrito no texto conhecido como Hégira.( Hjira), cujo
significado é migração reside no fato de o mesmo
(A)
constituir em um dos pilares do Islamismo.
(B)
ser considerado o marco inicial do calendário muçulmano.
(C)
representar a purificação do pecado e a total obediência a Deus.
(D)
estabelecer um divisor político, econômico e social entre a Arábia
pré-islâmica.
(E)
definir os elementos do nacionalismo e
dos elementos identitários dos povos árabes.
Competência ENEM 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as
identidades.
Habilidade ENEM: 2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
“[...] O Alcorão ordena: “Não geres
confusão na terra após este justo comando.” Quando diz também que a terra e
tudo o que nela existe é criada para nosso uso, isto não implica uma transferência
de propriedade; é uma incumbência a nós delegada, e respondemos perante o
“Senhor de todas as coisas” pelo nosso ministério. O muçulmano é constantemente
relembrado, quer no Alcorão, quer nos ditos preservados do Profeta, que a
ganância e o desperdício estão entre os maiores pecados. Podemos usar aquilo
que nos é disponibilizado para o nosso sustento, mas nada mais; e mesmo esse
pouco não é mais do que um roubo se abandonamos a nossa função humana e
decidimos renunciar a oração universal que transporta toda a criação de novo
para a sua origem.” (Conceição, Miguel.
O protesto da terra. In: Sabedoria Perene.)
QUESTÃO O2. De
acordo com a ideia do autor no que se refere ao Alcorão , buscando ressaltar
(A) a
harmonia daquilo que foi dado por Deus e as ações humanas de acordo por Ele
estabelecido.
(B) a
necessidade de se criar uma reforma agrária com base nos ensinamentos Divino.
(C) no
cumprimento das ordens de Deus cujo preceito estabelecido na comercialização da
terra.
(D)a
ganância e o desperdício constituem infrações com maior gravidade que o roubo
(E)o
uso humano da terra e dos bens naturais são formas de livre-arbítrio dados por
Deus.
Competência ENEM 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as
identidades.
Habilidade ENEM: 2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
Questão 03. A fotografia acima registra fiéis no círculo
da Caaba na Grande Mesquita, em Meca, Arábia Saudita. Trata-se de um cinco pilares do
islamismo denominado.
(A)
Jejum
(B)
Oração
(C)
Caridade
(D)
Peregrinação
(E)
Profissão de fé
Competência ENEM 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as
identidades.
Habilidade ENEM: 2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
Habilidade ENEM: 3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus
processos históricos.
Por ©
Asitjain / Wikimedia Commons, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21455975
A imagem acima é do
Taj Mahal que é um mausoléu situado em Agra, uma cidade da Índia e o mais
conhecido dos monumentos do país. A obra foi feita entre
1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades
do Oriente, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco que o
imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand
Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela
morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu
túmulo, junto ao rio Yamuna. Assim,
o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo. contendo
inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como
o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e
cercado por quatro minaretes. https://girandoomundo.wordpress.com/2011/08/16/taj-mahal-india/
QUESTÃO 04. Esse tipo de arquitetura
religiosa faz parte da cultura:
(A) Indiana.
(B) Chinesa.
(C) Espanhola.
(D) Bizantina.
(E) árabe
Competência ENEM 1: compreender os elementos culturais que
constituem as identidades.
Habilidade ENEM 5 : identificar as manifestações ou representações
da diversidade dos patrimônios cultural e artístico em diferentes sociedades.
Foto. 01 Mesquita
de Omar Yadi, em Alepo, na Síria
Foto.
02.Mesquita em Djnné, Mali
QUESTÃO 05. Os
elementos da arquitetura religiosa islâmica presentes na figura 1 e 2 mostram que:
(A) a
mesquita 2 foi adaptada segundo os materiais e técnicas construtivas locais não
havendo minaretes e cúpulas, típicas da arquitetura religiosa islâmica.
(B) as
peculiaridades e diferenças das crenças islâmicas variam de acordo com o âmbito arquitetônico
(C) a arquitetura
sofreu influência das religiões orientais tendo seu caráter marcante nas formas
variadas.
(D) os
aspectos relevantes e a predominância religiosa sobre a arquitetônica de acordo
com a crença islâmica;
(E) as
diferenças arquitetônicas são referentes as divisões religiosas entre moderados
sunitas e os radicais xiitas.
Competência ENEM 1: compreender os elementos culturais que
constituem as identidades.
Competência ENEM 4: entender as transformações técnicas e
tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do
conhecimento e na vida social.
Habilidade ENEM 5 : identificar as manifestações ou representações
da diversidade dos patrimônios cultural e artístico em diferentes sociedades.
Habilidade ENEM 18: analisar diferentes processos de produção ou
circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE
– ORIGENS E FUNDAMENTOS RELIGIOSOS DO
ISLAMISMO
Foi na Península
Arábica que surgiu o Islamismo no ano de 622, mais precisamente na zona
costeira da região entre as cidades de Meca e Medina. A Península está localizada numa região
limitada ao norte pela Palestina e Mesopotâmia; ao sul pelo Mar Arábico e
Oceano Índico; a leste pelo Golfo Pérsico, e ao oeste pelo Mar Vermelho. Além
disso, os desertos, os estepes os oásis dominam a paisagem da região.
Segundo a tradição ocidental, os árabes são de origem
semita e descendem do filho mais velho de Abraão, Ismael. Já o povo judeu
descende de Isaque, o outro irmão de Ismael. Logo, judeus e árabes são “povos
irmãos” e possuem a mesma origem.
Ela era ocupada
ao norte e ao centro pelos beduínos que eram grupos nômades ou
semissedentários.
Os árabes não possuíam uma organização política
unificada. Tanto os beduínos, quanto os árabes do sul, do deserto ou do litoral
eram politeístas.
https://slideplayer.com.br/slide/1219462/
Havia entre eles cerca de 360 divindades sendo elas
ídolos ou elementos da natureza. Os grupos se distinguiam pela crença
religiosa. Devido ser uma região de fluxo comercial de caravana por estar
localizada numa passagem entre a Ásia e a África, nos permite afirmar que
grupos monoteístas (judeus e cristãos) e suas ideias religiosas transitavam por
lá.
O Islamismo é a religião fundada por Maomé e consiste
em uma religião monoteísta que possui vários preceitos do judaísmo e do
cristianismo. Muçulmanos é a denominação dada aos seguidores do islamismo que
passaram a serem conhecidos como os submissos à vontade de Deus (Alá).
Para os muçulmanos, Maomé representa o ultimo e o
principal dos profetas de Deus de uma linhagem que se inicia no Antigo
Testamento com Daniel, Isaias, Jeremias, entre outros, passando por Jesus
Cristo que é considerado mais um dentre os demais profetas, mas não na condição
de filho de Deus, como consideram os cristãos.
O livro sagrado do islamismo é o Alcorão também chamado
de Corão e que dizer “o que deve ser lido” na língua árabe. Ele é composto de 114 suratas ou capítulos
(que são organizados não na ordem cronológica mas do maiores para o menores ) e possui 6236
ayas, que são pequenos versos que tratam dos fundamentos da religião além de
conter ensinamentos sobre a comunidade, a família, questões éticas e
sociais, os costumes, o casamento, a
alimentação, a herança além de ser um guia para a prática da justiça, da
bondade e generosidade do fiel. O
Alcorão constitui-se nas palavras de Deus reveladas pelo intermédio do Arcanjo
Gabriel ao profeta Maomé (durante 23 anos até o seu falecimento no ano de 632
do calendário cristão) que segundo a tradição, deve ser lido e recitado em
árabe por que as palavras do Alcorão expressam musicalidade e devem ser
recitadas em tom alto para envolver, pela mensagem de Alá, o ouvinte.
O livro sagrado
do Islamismo reconhece como revelações das leis divinas aos homens as palavras
de Abraão e de Jesus assim como todos os profetas e livros sagrados do judaísmo
e do Cristianismo,
Porém, há uma pequena diferença: o Alcorão, segundo os
muçulmanos, seria a versão definitiva e pura da palavra de Deus e embora reconheça
os livros sagrados Torá do Judaísmo e Bíblia do Cristianismo, acreditam que
eles apresentam-se de maneira distorcida no tocante à palavra divina.
Assim sendo, uma região predominantemente politeísta é
perceptível notar que as ideias do profeta Maomé não seriam bem aceitas. Maomé
e seus seguidores foram perseguidos pelas lideranças locais que temiam o fim
das peregrinações à Meca as quais se constituíam uma das suas principais fontes
de renda para o comércio local, os peregrinos.
Diante das perseguições, Maomé e alguns dos seus
partidários tiveram que deixar Meca em direção a Iatreb (Yathrib) em 622. Esse
episódio denominado Hégira (migração ou fuga) constitui-se no marco inicial do
calendário muçulmano.
Maomé afirmou que a comunidade deveria seguir cinco obrigações básicas denominadas
de pilares, elencados abaixo.
PRIMEIRO PILAR DO ISLÃ
: A PROFISSÃO
DE FÉ OU SHAHADA - é a afirmação da crença do muçulmano que deve repetir
várias vezes a sentença “ Não há outro
Deus senão Alá e que Maomé é o seu
profeta ”, ou seja, consiste em reconhecer e professar Alá e Maomé, como único
Deus e Profeta, respectivamente.
A crença em Deus é consubstanciada nos Seus anjos, nos Seus Livros, nos Seus
Profetas, no Dia do Juízo Final e na Providência.
Urge acrescentar que Maomé não é uma divindade ou entidade
sagrada sendo por isso, proibido a sua adoração ou culto.
SEGUNDO PILAR DO ISLÃ: A ORAÇÃO OU
SALAT – rezar com a cabeça voltada em direção a Meca, cinco
vezes durante o dia nos seguintes horários; ao nascer, ao meio-dia, no meio da
tarde, ao entardecer e à noite.
A oração só será válida após a execução do Wudú ( veja
infográfico abaixo ) que é uma ablução cujo objetivo é eliminar qualquer
sujidade ou impurezas do corpo, da roupa e do chão em que se pratica a oração.
Busca-se através dessa
obrigação, primar pela constância do relacionamento em o fiel e Deus, avivar a
fé tornando-a construtiva na vida prática; purificar o coração e conforta a
alma; reforçar a fé na existência e na bondade de Deus; estimular os elementos
positivos e honrados do homem, eliminando as tendências más e desonestas,
ajudar o homem na compreensão das suas aspirações a uma vida virtuosa.
É interessante notar que o
Alcorão faz referência explicita a oração. Vejamos . “Observa a oração
em ambas as divisões do dia e em certas horas da noite, porque as boas ações
anulam as más. Nisto há mensagem para os que recordam.”(Hud, 11/114)
“Observa a oração,
desde o declínio do sol até à chegada da noite, e cumpre a recitação matinal,
porque é sempre testemunhada.” (Isra 17/78)
Além disso, o muçulmano deverá interromper suas
atividades ao meio dia e se dirigir a uma mesquita, toda sexta-feira que é o
dia sagrado dos seguidores do Islamismo. A oração obedece um ritual que
consiste em seguir cinco movimentos: ficar em pé, curvar-se, prostar-se,
sentar-se e encerra com um desejo de paz
àqueles que estejam à sua volta . veja a imagem abaixo.
TERCEIRO PILAR DO ISLÃ - A
CARIDADE OU ZAKAT – dar esmola ou fazer caridade aos necessitados o
equivalente a 2,5% de sua renda anual que deve ser investidos para esse fim
depois de deduzidos os
impostos e as contribuições fiscais e outros encargos as despesas pessoais, as
da família, os gastos indispensáveis. Esse pilar visa reforçar os laços de
solidariedade entre os fieis e objetiva
também a “purificação” dos seus bens matérias de quem o pratica.
QUARTO PILAR DO ISLÃ: O JEJUM OU
SAWM - deve ser realizado durante o nono mês do calendário
árabe, conhecido por Ramadã, que é o mês da revelação de Maomé expresso
posteriormente à sua morte no Alcorão e por isso é considerado sagrado. Esse
pilar objetiva levar o fiel a vivenciar a experiência e deixa-lo sensível às
situações infortunas do próximo como também elevar o seu contato com Deus. Essa
prática tem um significado espiritual pois ensina ao homem o princípio do amor
sincero, porque se este respeitar o espírito do jejum, provará o seu amor
profundo a Deus além de desenvolver no ao homem verdadeiro espírito de fraternidade, de dedicação social, de
unidade e de igualdade perante Deus.
Deve-se, nesse período, não comer, nem beber e nem
manter relações sexuais entre o nascer e o pôr sol. Logo depois, por volta da 20:30h, ocorre o
Iftar que é a quebra do jejum em que se deve ser servidos na refeição alimentos
como tâmaras acompanhado de leite, conforme costumava fazer o profeta Maomé,
e/ou fazer uso de bebidas e aperitivos que não contenha álcool. Orienta-se o
fiel a proceder o Iftar sempre de maneira coletiva reunindo familiares e amigos
com o objetivo de celebrar os laços de solidariedade entre os membros.
Ao término do
Ramadã, inicia-se o Eid-ul- Fitr que são os festejos tradicionais que duram
três dias para celebrar o término de jejum em que há momentos de orações
coletivas, troca de presentes entre os membros das festividades, uso de roupas
novas para celebrar o evento, visitas mútuas entre os membros, sempre na
presença e no agradecimento a Deus.
Estão isentas dessa
obrigação apenas as Mulheres grávidas ou as que amamentam os seus filhos pu
aquelas que estejam no período da menstruação; Homens ou mulheres que sejam
demasiado idosos e fracos; Os doentes cuja saúde possa ser gravemente
perturbada pelo jejum.
Veja o que diz as escrituras Sagradas do Islamismo
“O mês de
Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão – orientação para a humanidade
e evidência de orientação e discernimento. Por conseguinte, quem de vós
presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou
em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Allah vos deseja a
comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a
Allah por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.” (Al Bacará
2:184-185)
“Comei e bebei até à alvorada, quando podereis
distinguir o fio branco do fio negro. Retornai, então ao, jejum, até ao
anoitecer,” (Baqara 2/187)
À semelhança do
cristianismo, o jejum para o islamismo constitui-se um momento de adoração a
Deus e portanto, um ato de fé.
QUINTO PILAR DO ISLÃ: A PEREGRINAÇÃO À MECA
OU HAJI - (cidade hoje localizada na
Arábia Saudita ) deve ocorrer ao menos uma vez na vida desde que o fiel tenha
condições físicas e/ou financeiras sempre no último mês do calendário islâmico
como é apresentado na fotografia. Ao
chegar a cidade sagrada, o fiel deve passar o dia rezando, fazer um exame de consciência
além de pedir perdão pelos seus atos. A peregrinação fundamenta-se no exercício
da experiência religiosa no local mais sagrado do Islamismo.
AS ARTES E AS CIENCIAS
Entre elas podemos citar:
Na Matemática, a difusão dos números arábicos (um
aperfeiçoamento dos algarismos hindus, dai a expressão hindu-arábicos) o
desenvolvimento da álgebra e da trigonometria além da introdução do número
zero;
Na filosofia temos as contribuições de Avicena e
Averrois dois estudiosos da obra aristotélica e da relação entre religião
islâmica e pensamento filosófico;
Na medicina são inúmeras as contribuições dos árabes
dentre as quais podemos destacar a higienização como forma de evitar doenças,
diagnosticaram o câncer de estômago além de descobrir a origem do contagio de
doenças como sarampo, a varíola e a tuberculose, o funcionamento de vários
órgãos do corpo humano, descobriram
algumas doenças e seus respectivos tratamentos como também a criação de
antídotos para inúmeras formas de envenenamento.
Na Química a descoberta dos ácidos nítricos e
sulfúricos e do álcool destilado, o salitre, o carbonato de sódio além de
misturas para a preparação do esmalte e do vidro.
ARTES PLÁSTICAS
De acordo fundamentos religiosos do islamismo, é proibido
a idolatria a representação da imagem de Maomé e de Alá. O que sustenta a
proibição é que, de acordo fé islâmica, a representação artística da figura
humana ou um animal cabe ao Deus, o criador de tudo, não cabendo ao artista
assumir esse papel.
ARQUITETURA ISLÂMICA
É caracterizada pela existência das mesquitas que são
os templos de oração islâmicos constituídas de cúpulas (ou domo possui uma
forma circular na sua estrutura)
minaretes ( torre onde se convoca os fieis da mesquita para a oração e que se destacam por ser altas, pontiagudas e
serem símbolos da arquitetura islâmica) e sala de orações. Nelas inexistem
altares, imagens e bancos. O fiel, como já dizemos, rezam ajoelhados ou prostrados
com o rosto em direção ao solo.
TIPOS DE MINARETES
CÚPULA DA ROCHA
– PRIMEIRA MESQUITA
ISLÂMICA – SÉC.VII
FIQUE SABENDO - árabe e mulçumano não são sinônimos.
Como dissemos no inicio do texto, o islamismo surgiu na Península
Arábica isto indica que nem todo assim mulçumano é árabe como nem todo árabe é
muçulmano Quando fazemos referencia a aquele que segue o islamismo usamos a
expressão muçulmano. Já árabe usamos quando nos referimos a uma etnia, um povo
idenficado pela língua árabe. A Indonésia
é o país onde sua população não é de origem árabe, mas é o que apresenta o
maior número de muçulmano do mundo.
QUESTÃO -01 - GABARITO
– B
QUESTÃO -02 - GABARITO
– A
QUESTÃO -03 - GABARITO
– D
QUESTÃO -04 - GABARITO
– E
QUESTÃO -05 - GABARITO
– A
ATENÇÃO. As questões aqui publicadas
são propriedade intelectual do Professor Pixote Cruz sendo permitida a sua
reprodução desde que publicada o autor e a fonte.
Manoel
Mosilânio Malaquias da Cruz (Pixote Cruz)
Historiador (URCA), Pedagogo (URCA), Graduado em Mídias da Educação (MEC) Especialista em Mídias da Educação(UFC), em Educação e Direitos Humanos (UFC); em Análise Transacional (Academia do Futuro) e em Metodologia do ensino Superior (UNICAP). Pesquisador sobre Música Brasileira e Tutor do Projeto Professor Aprendiz da SEDUC- FUNCAP na área de Ciências Humanas. Professor de Graduação e Pós- Graduação da Faculdade FACEN. Professor da Rede Privada e Pública Estadual de Brejo Santo-Ce, e do Curso Sapiento. (Salgueiro – Pe)
Historiador (URCA), Pedagogo (URCA), Graduado em Mídias da Educação (MEC) Especialista em Mídias da Educação(UFC), em Educação e Direitos Humanos (UFC); em Análise Transacional (Academia do Futuro) e em Metodologia do ensino Superior (UNICAP). Pesquisador sobre Música Brasileira e Tutor do Projeto Professor Aprendiz da SEDUC- FUNCAP na área de Ciências Humanas. Professor de Graduação e Pós- Graduação da Faculdade FACEN. Professor da Rede Privada e Pública Estadual de Brejo Santo-Ce, e do Curso Sapiento. (Salgueiro – Pe)
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