quarta-feira, 8 de agosto de 2018

COLUNA DO PROFESSOR PIXOTE - Religiosidade e Tecnologia no Enem

Religiosidade e Tecnologia no Enem


Continuando com a nossa jornada épica rumo ao sucesso na prova do Enem, hoje teremos mais questões inéditas. Dessa vez, além dos comentários apresentados por mim, temos a indicação de quais as Competências e Habilidades foram exigidas.

QUESTÃO 01.
Observe os textos a seguir:
Texto I
"Ó homem de Shuruppak(1), demole tua casa e constrói um barco; renuncie a tuas riquezas a fim de preservar tua vida; desfaça-te de teus bens para ficares a salvo. Embarca contigo espécimes de todos os seres viventes (...)" (Instruções de Éa(2) a Uta-napishtim(3) na Epopeia de Gilgamesh, XI: 23-30)

Texto II
"Então Deus disse a Noé: '(...) Faze para ti uma arca de madeira(...). Eis que vou fazer cair o dilúvio sobre a terra (...) Mas farei aliança contigo: entrarás na arca com teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos (...) De cada espécie de animais farás entrar na arca dois, macho e fêmea'. (...) As águas inundaram tudo com violência, e cobriram toda a terra durante cento e cinquenta dias, enquanto a arca flutuava na superfície das águas (...). Noé descobriu o teto da arca e viu que a terra estava seca.(...) E Noé levantou um altar, oferecendo os animais puros e as aves puras em sacrifício ao Senhor (...)" (O dilúvio segundo o relato bíblico - livro do Gênesis)
Glossário: 
1. Shuruppak: uma cidade antiga.  
2. Éa: senhor das águas doces; deus da sabedoria. 
3. Uta-napishtim: protagonista da história,          
Os textos antigos abordam a mesma temática sobre um dilúvio e a construção de um barco para todas as espécies terrestres. Esses documentos escritos pertencem respectivamente, às culturas
(A) Mesopotâmica e Hebraica    
(B) Grega e Romana      
(C) Egípcia e Cristã         
(D) Hindu e Chinesa   
(E) Fenícia e Persa
GABARITO- A
 
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ
O primeiro fragmento é daquela que é considerada a obra literária mais antiga da humanidade: a Epopeia de Gilgamesh.  Trata-se da primeira versão escrita por volta de 2000 a. C. pelos sumerianos que foram os primeiros habitantes da baixa Mesopotâmia (IV milênio a. C.).  Nela, é apresentado o relato do rei Gilgamesh (2700 a. C.) que governou a cidade de Uruk sobre diversos episódios entre eles, o relato mitológico do Dilúvio.
Utnapisntim, um barqueiro da região, relata ao rei Gilgamesh que EnKi ( Em: senhor, Ki: terra ) deus sumério da sabedoria e das águas doces lhe alerta que outros deuses tramam uma grande catástrofe contra a humanidade e solicita-lhe que construa um enorme barco para salvar sua família, animais e  a ele próprio do terrível dilúvio que há de vir.
Gilgamesh então, procura no episódio de Utnapisntim segredo da imortalidade para devolver a vida de seu amigo, Enkidu  cuja morte é atribuída a deusa Ishtar.
A epopeia de Gilgamesh é um poema de doze cantos contendo 300 versos em cada um dos cantos.
Acontece que por volta de 722 a. C. os Hebreus, que habitavam a região da Palestina fora conquistado pelo exército Assírio e em 587 a. C por Nabucodonosor II que incorporou o território palestino ao seu império neobabilônico. Durante esse período de dominação de Povos Mesopotâmicos (Assírios e Neobabilônicos) sobre o povo Hebreu surgiu a narrativa épica de Noé que conhecemos até hoje, que é a versão hebraica do mito de Gilgamesh.
Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade 5 : identificar as manifestações ou representações da diversidade dos patrimônios cultural e artístico em diferentes sociedades.
”Os hebreus são importantes para a cultura do mundo ocidental. A moral e a ética dos hebreus foram o seu mais importante legado e serviram de base para o judaísmo e o cristianismo, duas das principais religiões do mundo atual”. (BRAICK, Patrícia. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2010. p.80).
 
QUESTÃO 02. Com base no texto acima conclui-se que
(A) as religiões ocidentais mais destacadas não foram influenciadas pela cultura hebraica.
(B) os hebreus foram os primeiros a influenciar as duas principais religiões politeístas do mundo atual.
(C) a religião dos hebreus era animista, isto é, atribuía poderes sagrados às manifestações da natureza.
(D) a religião católica de caráter politeísta é a que apresenta maior número de seguidores no Oriente Médio.
(E) a Europa e a América são áreas de grande abrangência das religiões monoteístas influenciadas pelos hebreus. 
Competência de área 1 : compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade 1 : interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
Habilidade ENEM: 2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
Habilidade ENEM: 3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos
GABARITO- E
(Moisés com as Tábuas da lei, Pintura de Rembrandt, 1659)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_079.jpg

“Então Deus pronunciou essas palavras: 'Eu sou Yanveh teu Deus que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão.
 
Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida de nada que se assemelhe ao que existe lá em cima nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra.
 
Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás, porque eu, Yanveh teu deus, sou um Deus ciumento, que puno a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e a quarta geração dos que me odeiam, mas que também ajo com amor até a milésima geração para com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” . Êxodo, 20,1-6. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.p. 130.
 
QUESTÃO 03. Qual a relação da pintura de Rembrandt com a passagem bíblica de Êxodo, no que se refere aos dez mandamentos, dentro do contexto histórico religioso na antiguidade?
(A) ambos retratam a difusão da religião politeísta, predominante na Antiguidade.
(B) Moisés se apresenta como Deus Supremo, no que diz respeito aos dez mandamentos.
(C) representam a difusão das religiões politeístas como: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
(D) Moisés afirma através dos dez mandamentos, o monoteísmo difundido na Antiguidade por Abraão.
(E) os documentos retratam a unificação das religiões monoteístas e politeístas em uma Doutrina única.
Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade ENEM: 2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
Habilidade ENEM: 3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
Habilidade 4:  Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
GABARITO- D
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ - as questões 2 e 3 apontam temas relevantes sobre o povo Hebreu, suas crenças e influências na atualidade, cujo maior legado para a humanidade foi o conjunto de seus escritos sagrados.
Os Hebreus constituem-se no primeiro povo da antiguidade a estabelecer o monoteísmo. Segundo a sua tradição, uma aliança com DEUS (Javé) a partir de quatro pontos essenciais: DEUS escolheu um POVO (1) a quem lhe daria uma TERRA (2) através de uma LEI (3) que reafirmasse a aliança entre DEUS e esse povo, o qual teria a incumbência de garantir um TEMPLO (4) como morada de DEUS aqui na terra.
Moisés foi um dos Patriarcas dos Hebreus. Ele guiou o povo de Israel de volta à terra prometida, ou seja, Canaã. Essa jornada pelo deserto teria durado 40 anos e é chamada de Êxodo. E foi durante esse período que ocorreu por parte de Deus a entrega dos Dez Mandamentos. Logo, a pintura de Rembrandt se associa ao texto bíblico.
O Cristianismo, durante o século I, era uma seita judaica que, com o passar do tempo, se tornou independente em relação aos princípios judaicos. No entanto, a fundamentação religiosa do cristianismo está alicerçada na Bíblia Judaica, chamada de TANACH que ressalta as divisões válidas para eles: Livros da Lei (Torá), Livros dos Profetas (Nevim) e os Escritos (Ketuvim).
A primeira parte é denominada TORÁ (que significa lei) . Ela é composta pelos livros Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômios (esses cinco livros são chamados pelos cristãos de Pentateuco e contêm 613 mandamentos que tratam dos aspectos gerais da vida dos Hebreus, tais como alimentação, trabalho, família obrigações religiosas como os Dez Mandamentos, entre outros aspectos).
 A segunda parte é denominada de NEVIM (que significa profetas). Ela é composta de “primeiros profetas” e incluem os livros Josué, Juízes, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis. Os demais são chamados de “profetas maiores” (Isaías, Jeremias, Ezequiel) e “profetas menores” (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.)
A terceira parte recebe o nome de  Ketuvim (que significa  escritos) que é constituída pelos livros de Salmos, Jó, Provérbios, Rute, Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Lamentações, Ester, Daniel, Esdras, Neemias, 1 Crônicas e 2 Crônicas.
Logo é compreensível perceber que a Bíblia Cristã cuja parte denomina-se Antigo Testamento, apresenta os textos da Bíblia judaica citados anteriormente, enquanto que o Novo Testamento constitui-se nos relatos sobre a vida de Jesus e seus apóstolos.
Assim sendo, a difusão do cristianismo ocorreu à época do Império Romano e, portanto no continente europeu que posteriormente iniciou a conquista da América levando como justificativa ideológica a evangelização católica onde     se percebe notadamente a expressão do pensamento judaico nessas regiões.

QUESTÃO 04. Observe a tela abaixo. Ela é uma obra artística do pintor e artista gráfico estadunidense Norman Rockwell (1894-1878) cujo título da obra é a Regra do ouro. Os personagens da cena foram retratados nas suas mais variadas indumentárias bem como biotipos. A frase central da pintura é “Fazei aos outros o que quereis que vos façam".
http://variandoideias.blogspot.com/2010/10/respeito-golden-rule.html
A cena representada
(A) destaca a liberdade de expressão do artista e a incorporação das modernas formas de expressão estrangeiras para recriá-las de maneira própria no país.
(B) preconiza e simboliza, concomitantemente, a convivência pacífica e a tolerância entre as pessoas marcadas pela sua diversidade étnica e religiosa.
(C) destaca a incorporação das mais modernas formas de expressão artísticas europeias e o abandono dos tipos culturais brasileiros identificados pelos vários biotipos sociais.
(D) em vários aspectos, tanto por sua inserção na época quanto pelas temáticas que abordou, o movimento estético conhecido como Tropicalismo pode ser considerado uma expressão brasileira da pop art.
(E) fez uso da grandeza excessiva, do extravagante, do artificial, para expressar as concepções de mundo moderno, impondo uma nítida diferenciação entre as formas artísticas, como a pintura, a escultura e a arquitetura.
Competência de área 1: compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Habilidade 4 : Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
GABARITO- B
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ
As obras de arte são bastante apreciadas pelo INEP, órgão do Ministério da Educação, (MEC) responsável pela prova do ENEM.  Nela é possível observar a mensagem do artista sobre a importância da convivência pacífica e da tolerância religiosa entre todos. Isso pode ser identificado na proximidade entre as pessoas que foram representadas numa mesma direção como também na frase localizada ao centro,  que sintetiza a mensagem do autor que explicita a ideia de que somos semelhantes em nossas experiências de vida humana (nascemos, crescemos, envelhecemos e morremos, possuímos culturas e crenças religiosas) embora  possamos  ser diversos em nosso tipo físico,  vestuário e culturas. Essa seria, portanto, a regra de Ouro. Há diversas referências a essa regra.
No Cristianismo - Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles” (Mt. 7, 12).
No Zoroastrismo “Aquela natureza só é boa quando não faz ao outro aquilo que não é bom para ela própria – Dadistan-i-Dinik 94:5”
No Budismo: “Não atormentes o próximo com o que te aflige – Udana-Varga 5:18”
No Hinduísmo: “Esta é a suma do dever: não faças aos outros aquilo que se a ti for feito, te causará dor – Mahabharata (5:15:17)”.

QUESTÃO 05. Observe a charge abaixo que retrata, de forma irônica, a construção das pirâmides, no Egito Antigo.
 
Extraída de:  Das cavernas ao terceiro milênio. Mirian Bach, pág 75.volume 1. Editora  Moderna. SP.
De acordo com a charge é possível inferir que
(A) a economia egípcia se baseava na agricultura, pois a indústria da construção civil e o extrativismo minerador, necessários a construção das pirâmides, eram as atividades mais importantes.
(B) sua construção demandava tempo e mão de obra, dai as enormes dificuldades na sua construção principalmente no material utilizado e a forma de transportá-lo para as camadas mais altas.
(C) os estudos arqueológicos e históricos são capazes de indicar qualquer descrição acerca da estrutura social do Egito antigo, pois era comum a construção das pirâmides pela população de forma coletiva.
(D) a vida social precária do Antigo Império foi contrastante com o apogeu da civilização do Baixo Império representado na construção de grandiosas e imponentes pirâmides que eram templos religiosos.
(E) a lenta evolução econômica, o pouco desenvolvimento das ciências e a ausência de riquezas explicam as duras condições sociais dos agricultores que se dedicavam aos aspectos religiosos e arquitetônicos.
Competência de área 4: entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
Habilidade 18: analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.
GABARITO- B
COMENTÁRIO DO PROFESSOR PIXOTE CRUZ.
A charge faz referência à construção das pirâmides do Egito. Vamos analisar a pirâmide de Quéops, que é a maior delas. Ela apresenta aproximadamente 150m de altura e 230m de comprimento. Ainda não sabemos ao certo que equipamento ou o que foi feito para elevar os blocos de pedras a mais de 150m de altura. Para se ter uma ideia dessa gigantesca obra arquitetônica,  a  pedra que está no topo da pirâmide pesa em média, 15 toneladas. As demais 2,5 toneladas em um total de aproximadamente 2, 3 milhões de blocos de pedra que, segundo algumas estimativas, demandou a força de cerca 30 mil homens em um período de mais ou menos dez anos, daí o humor da charge.

Manoel Mosilânio Malaquias da Cruz (Pixote Cruz)
Historiador (URCA), Pedagogo (URCA), Graduado em Mídias da Educação (MEC) Especialista em Mídias da Educação(UFC), em Educação e Direitos Humanos (UFC); em Análise Transacional (Academia do Futuro) e em Metodologia do ensino Superior (UNICAP). Pesquisador sobre Música Brasileira e Tutor do Projeto Professor Aprendiz da SEDUC- FUNCAP na área de Ciências Humanas. Professor de Graduação e Pós- Graduação da Faculdade FACEN. Professor da Rede Privada e Pública Estadual de Brejo Santo-Ce, e do Curso Sapiento. (Salgueiro – Pe)
Especialista e Consultor Educacionais das Matrizes Curriculares e dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da prova do ENEM
 Acesse o canal ENEM TOMARA 2017.