quinta-feira, 1 de novembro de 2018

COLUNA DA JACQUELINE - Empoderamento


Empoderamento  

 
Participei de um encontro de Mulheres Empoderadas a convite de uma amiga Tatiana. Primeiro chá de mulheres empoderadas de Brejo Santo.  E sentindo-me empoderada fui, apesar de ter chegado bem cansada da secretaria.
 
Fiquei a pensar sobre o termo Empoderamento.  No corretor do meu computar não existe esta palavra. Por quê será? 
 
A palavra, é nova. Um neologismo do educador Paulo Freire que tem origem no termo inglês “empowerment” e define um conceito fundamental para entender as aspirações  movimentos sociais, como feminismo e movimento negro.
 
É  descrita em dicionários da língua portuguesa como Aurélio e Houaiss. De acordo com eles, o termo conceitua o ato ou efeito de promover conscientização e tomada de poder de influência de uma pessoa ou grupo social, geralmente para realizar mudanças de ordem social, política, econômica e cultural no contexto que lhe afeta.
 
Voltemos ao chá. O evento foi realizado na Câmara Legislativa Municipal e  as convidadas faziam jus a palavra Empoderamento.
Conhecia boa parte e todas tinham um histórico de luta pessoal e social. 
 
Antes da palestra inicial comecei uma conversa com amiga querida Gladja Lucena,  a chamo carinhosamente de Gal. Enveredamos numa conversa pela luta feminina, pelos avanços e pelos desafios que cada mulher carrega no seu histórico de vida. Neste momento ela interrompeu a conversa, apontando para uma galeria de presidentes da Câmara Legislativa.  Como durante toda a história política de Brejo Santo não tivemos uma mulher presidente da Câmara Legislativa Municipal? Ela com seu jeito espontâneo e empoderado, levantou e foi conferir. Brinquei e dizendo: pois se habilite. Já temos uma prefeita ! E concluímos a conversa dando boas gargalhadas.
 
Mas o que ficou  desta noite agradável foram algumas reflexões que ficaram no coração:
 
As mulheres ainda tem muito  porquê lutar, há muitos desafios a serem vencidos e muitas conquistas ainda hão de vir.
 
E concluo: O que faço é pintar com palavras as minhas fantasias diante do assombro que é a vida. ( Rubem Alves)
 
Por uma humanidade melhor!
Jacqueline Braga