sábado, 15 de dezembro de 2018

Barbalha - Festa do Pau da Bandeira é reconhecida como Patrimônio Cultural Cearense

Todos os anos a cidade de Barbalha se enche de decorações, turistas e muita fé, na tradicional festa do santo Antônio do Pau da Bandeira. Esse evento teve aprovado dois pareceres conclusivos de registro como Patrimônio Cultural Cearense na categoria Celebrações.



A festa já é reconhecida institucionalmente no âmbito nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na última quinta-feira (13), essa decisão foi tomada durante reunião ordinária do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa), na sede da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

“Muitos de nossos mestres da cultura já estão na fase final de suas vidas, com 80, 90 anos. Por isso tomamos a decisão, durante a festa desse ano, de buscar o reconhecimento como Patrimônio Cultural Cearense. Assim iremos preservar esse festejo tão importante para nossa cultura,” explica Josier Ferreira, professor de geografia cultural da Universidade Regional do Cariri (Urca) e superintendente de projetos do Centro Pró-Memória de Barbalha Josafá Magalhães.

*Da redação do Blog do Faria Júnior, com O Povo