sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Chico de Vó

Chico de Vó

 
Hoje dia 28 de dezembro de 2018 surge mais uma história cotidiana de nossa cidade. Dirijo-me ao estabelecimento comercial de Francisco Laurentino Bezerra, conhecido como Chico de Vó. Este apelido foi colocado por Dr. Wider Landim. Fiquei curiosa e pergunto o porquê do apelido. Ele responde que morava com sua avó e assim passou a ser chamado. Nasceu em Brejo Santo, no dia 08 de março, dia internacional da mulher, no ano de 1960. Vem de uma prole de 13 irmãos: Reginaldo Terra Quente, Zé Terra Quente, Fátima (in memoriam), Rita de Vavá, Vera (in memoriam), Pacotinho (comprador de garrote) de garrote, Lucia de Chico Sabino da Boa Vista, Gorete, Margarida, Lucier e Eliane. Chico cresceu na Rua do Juá, ele diz que era um dos mais novos da rua e hoje é um dos mais velhos. Chico foi vizinho de Dona Terezinha Landim e Sr. Ivan e que seus laços de amizades com família é desde a infância. 
 
 
Chico de Vó, casou-se com Fátima filha de Sr. Estenio Macedo, com a qual teve 3 filhos: Estenio Neto, Ivína e Enzo, o caçula, e hoje tem uma neta. Chico se estabeleceu no seu comércio localizado a Rua do Juá, atende além dos clientes que são muitos, 17 escolas da rede pública municipal no fornecimento de material de limpeza. Foi opção ser comerciante, pois o mesmo cursou Biologia e Pós Graduação, mas renunciou a docência pelo comércio. Com orgulho diz que todos seus filhos passaram pelos cuidados de Dr. Welilvan e Dr. Wider.
 
 
Pergunto sobre a cidade ele responde que é uma cidade boa, organizada, muito bem assistida e educada, na área de saúde, da educação, assistência social. Na cidade tem Guilherme Landim, excelente prefeito, e Chico enfatiza: “nosso Deputado”. Mas quando pergunto sobre Dr. Welington Landim, ele silencia e se emociona, não contém as lagrimas e diz “Vou responder não” (emoção total). Com suas palavras transcrevo na integra sobre sua relação com a família Landim: “Sou da cozinha deles, se você me perguntar qual o café que Dr. Wider gosta, Dr. Welilvan eu respondo, o café, imagine outras coisas”. E assim é Chico de Vó: esposo, pai, amigo, avô e amigo de todos da cidade. Sua frase para todos que compõem a cidade de Brejo Santo é uma frase dita por Dr. Welington: “manda quem pode obedece quem tem juízo”. Chico dirige palavras de amizade a Farias, emocionado diz: “Fui um dos primeiros amigos de Farias e ainda hoje continuo sendo seu amigo. Obrigado Farias, um abraço Farias”.

Obrigada Chico de Vó por sua contribuição em servir a cidade, por fazer parte da nossa história. Junto com toda sua família que é tão querida por todos nós.