segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

COLUNA DO DAVID JR. - O que você fez para si este ano ?

 O que você fez para si este ano ?



O ano se finda, e muitas pessoas começam a fazer ou refazer seus planos, projetos e objetivos para o ano seguinte – uns anotam em agendas, outros deixam gravados nos celulares, outros fixam nas paredes, para que suas metas para o ano novo sejam sempre visualizadas – e você já parou para pensar o que fez para si este ano? 

    Talvez esta vida corrida, cheia de trabalhos, deveres, e responsabilidades não nos permita tempo para pensarmos sobre nós mesmos, sobre nossas atitudes, palavras, sobre o que nos faltou ou sobre o que tivemos de sobra, e talvez por essa “falta de tempo” ou “fuga de si mesmo” algumas pessoas não tenham a oportunidade de encontrarem consigo mesmas, e perceberam que há ali alguém que precisa prestar mais atenção em si, na sua vida, nos seus projetos, e consequente no que tem feito de si ou para si.

     “Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.” – nos diria o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung, na tentativa de nos alertar de que nós precisamos enxergar a nós mesmos, diante da imensidão de coisas e de pessoas que precisamos manter em nossas vistas, diante das problemáticas e questionamentos impostos pelo cotidiano da vida, não é preciso abandonar os outros para pensar em si mesmo. 

    Pensar sobre si é um dos caminhos para o estabelecimento do autoconhecimento, da autocrítica, do encontro com a possibilidade de fazer e refazer a si mesmo, a partir daquilo que somos capazes de identificar em nós como perspectiva de mudança, de transformação. 

    Antes de fazer planos para o próximo ano é importante avaliar o que foi feito no ano que se finda. O que foi concretizado? O que faltou para que as metas e objetivos fossem atingidos? Quais suas responsabilidades sobre si mesmo? O que te afeta? O que te permite? O que te limita? Quais suas possibilidades? O que você fez para si este ano?
Pense nisso. Uma ótima semana, Até a próxima.
 
David Junior
Psicólogo