quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Cariri - Bestiário Nordestino supera média de visitação no Centro Cultural Banco do Nordeste

Com apenas 10 dias em exibição, a Exposição Bestiário Nordestino superou a média total de visitação no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB), em Juazeiro do Norte, e deve dobrar o percentual até o fim da programação, quando seguirá para Sousa, Paraíba.
 
De 4 a 15 de janeiro cerca de 300 pessoas visitaram o Bestiário Nordestino na Galeria de Artes do CCBNB Cariri, superando a média de outras exposições na instituição que conquistam este número total apenas ao fim de toda a temporada. 
 
Contemplado pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais, Bestiário Nordestino conta com 40 peças de 21 artistas, incluindo Abraão Batista (CE), José Costa Leite (PB), Sebastião de Paula (CE), J. Borges (PE), Stênio Diniz (CE) e Lourenço Gouveia (PE). Também apresenta xilogravuras da década de 1940 e 1950, reimpressas pela primeira vez das matrizes originais expostas no Museu das Artes da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. 
 
Em imagens, versa sobre a mitologia nordestina e a dualidade humana através da poderosa arte da xilogravura, procurando entender o mundo fantástico por trás das bestas feras, animalidades e demônios que permeiam a oralidade, cordéis e esculturas populares. O projeto é resultado de pesquisa do ilustrador e xilógrafo Rafael Limaverde e do produtor Marquinhos Abu.  A Exposição Bestiário Nordestino permanece na Galeria de Artes do CCBNB, em Juazeiro do Norte, até 17 de fevereiro, com funcionamento de terça à sábado, das 13h às 21h.

Fonte: Alana Morais