terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Cariri - Município divulga programação da campanha de combate à hanseníase

Durante este mês de janeiro, atividades referentes ao Janeiro Roxo será realizada em Juazeiro do Norte, na campanha mundial de combate e prevenção da hanseníase.
 
 
 
A abertura oficial acontecerá nesta quarta-feira (09), às 08h30, no Centro de Dermatologia. Conforme a Secretaria da Saúde (SESAU) será um momento para dar maior visibilidade à doença, que apesar de antiga permanece atingindo a sociedade. Entre os dias 14 e 25 de janeiro acontecerá treinamento para médicos e enfermeiros, no Centro de Dermatologia, com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e enfermeira deste Centro de referência. O treinamento terá continuidade em fevereiro. O foco será a prevenção das incapacidades físicas que a doença traz para os pacientes.
 
Haverá também atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o apoio da coordenação da Atenção Primária, onde os profissionais poderão desenvolver atividades educativas e realizar busca ativa de pacientes, promovendo um momento de conscientização na comunidade. O encerramento será no dia 28, já que no último domingo do mês (27) comemora-se o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Na UBS 16/43, do bairro Frei Damião, será realizada solenidade de certificação das esquipes de Estratégia Saúde da Família desta Unidade, em reconhecimento ao empenho no combate à doença.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Badaloo*