sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Ceará - Decon questiona proposta de alta em 15,86% na conta de água e esgoto

Os serviços da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) ficarão mais caros em 2019. Para a tarifa de água e esgoto, o reajuste proposto é de 15,86%, mas para atividades indiretas, como emissão de segunda via, religação ou instalação de hidrômetros, que não são reajustados há 10 anos, a alta prevista varia entre 75% a 112%.


Na última quinta-feira (17),  o Programa de Proteção e defesa do Consumidor do Ceará (Decon) enviou recomendação aos órgãos para que não haja reajuste até que o contrato de concessão do serviço de água seja alterado. As duas propostas de alta devem ser aprovadas pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce) para que a Cagece possa aplicá-las de fato. 

As tarifas prévias foram calculadas pela coordenação econômico-tarifária da Arce e estavam até o último dia 16 disponíveis para manifestação pública no site da reguladora. O Conselho Diretor deve se manifestar até o fim deste mês. No caso da água, o reajuste de 15,86% foi calculado com base nas planilhas  de custos enviadas pela concessionária, referentes a julho de 2017 a junho de 2018.

 *Da redação do Blog do Farias Júnior com dado do OPOVO*