terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Centro Cultural Regional do Cariri deve ser inaugurado em 2022


A Secretaria de Cultura do Estado do Ceará já desapropriou o prédio do antigo Hospital Manuel de Abreu, no Crato, para a criação do Centro Cultural Regional do Cariri (CCRC). Erguido na década de 1940, o local serviu à Ordem da Sagrada Família e depois funcionou como hospital. O valor gasto para a aquisição foi de R$ 4 milhões. A expectativa é concluir o projeto arquitetônico neste primeiro semestre de 2019 e realizar a licitação no segundo semestre.

O início das obras deverá acontecer entre o fim deste ano e o início de 2020, com inauguração prevista para os anos de 2021 ou 2022.

O Centro Cultural atenderá não só ao Crato, mas todo o Cariri. Uma das suas linhas será a interação e a conexão com a tradição popular da região, como os grupos de reisado, lapinha, maneiro-pau, coco, bacamarte.

A Secretaria de Cultura entende que o Centro Cultural Regional do Cariri se insere nas políticas de desenvolvimento, partindo da identidade e diversidade cultural, as vocações e potencialidades e arranjos locais e regionais. 

A própria inserção da Chapada do Araripe no território, sua arqueologia e paleontologia, e o polo acadêmico com uma rede de universidades públicas e privadas, devem ser explorados no equipamento. No entanto, o conceito e o programa serão construídos em parceria com instituições culturais, educacionais, sociais e atores da região. Tudo isso deve ser debatido em mesas de trabalho e audiências.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Diário do Nordeste*