terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Escassez afeta maior açude do Estado e causa prejuízos à população.


Resultado de imagem para açude orosO Açude Orós atingiu apenas 5,5% de sua capacidade total, que é de 2.109 milhões m³. A água se distanciou das fazendas, inviabilizando ou reduzindo as atividades agropecuárias locais.
Para se ter uma ideia do impacto da seca, há sete anos, o açude estava com sua capacidade máxima, a exemplo do que ocorreu nos anos de 2008, 2009, por exemplo. 

Hoje, o baixo volume do reservatório afeta a produção de pescado, leite, grãos e capim em unidades produtoras nos municípios de Iguatu, Quixelô e no próprio Orós, todos na região Centro-Sul do Ceará.

A crise afeta os negócios na cidade, com queda nas vendas nos postos de gasolina, lanchonetes e bares, farmácias e até mercadinhos.

Nas proximidades da parede do reservatório, já se observa áreas de terras, que antes estavam submersas e agora formam ilhotas.

O açude Orós é responsável pelo abastecimento das cidades de Orós, Jaguaribe, Jaguaretama, além de distritos de Feiticeiro, Nova Floresta e dezenas de localidades rurais.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Diário do Nordeste*