terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Inep coloca a Unileão entre os três melhores Centros Universitários do Ceará

A Unileão está entre os 25 melhores centros universitários do país e é o 3º melhor do Ceará, segundo o ranking de 2017 do Índice Geral de Cursos (IGC), principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. A relação foi divulgada no último mês de dezembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao MEC.


Na avaliação do Inep, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio ficou com o IGC contínuo acima de 3 e o IGC faixa recebeu a nota 4. A entidade avaliou 12 dos 15 cursos ofertados pela Unileão. A Instituição também se destacou na última visita que recebeu do MEC, tendo sido avaliada com a nota máxima no Conceito Institucional.

Reitor destaca compromisso com a qualidade

O prof. Jaime Romero, reitor da Unileão, recebeu o resultado da avaliação do IGC com entusiasmo e confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido no melhor Centro Universitário do Cariri. Ele observa que a tendência é de continuar aprimorando a qualidade dos serviços educacionais da Instituição.

“Esse resultado, que nos coloca em destaque entre os melhores centros universitários do país, mostra que estamos no rumo certo. Temos grandes planos e pretendemos crescer mais em 2019. O crescimento que falo é na excelência do ensino. Respeitamos o investimento das pessoas que acreditam na Unileão e a nossa forma de retribuir a confiança é entregando serviços de qualidade e estrutura diferenciada”, disse.

Sobre novos espaços do Centro Universitário, estão previstas as inaugurações de estruturas que se encontram atualmente em fase avançada de construção. A academia, a pista de corrida, a piscina semiolímpica, as quadras de cimento e areia, o hospital-escola e a fazenda-escola de Veterinária são exemplos desses novos locais de aprendizagem e vivência.

Mais informações sobre o IGC

A nota do Índice Geral de Cursos varia de 1 a 5. As instituições que recebem notas 4 e 5 são consideradas excelentes e as avaliadas com notas abaixo de 3 são consideradas insatisfatórias. O índice é divulgado anualmente pelo MEC e é calculado pela média ponderada das notas de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado das instituições.

O IGC também leva em conta a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) das graduações e pós-graduações avaliadas nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada curso, pela média dos conceitos da avaliação trienal do CAPES e pelo número de matrículas nos programas de pós-graduação stricto sensu.

Além disso, também entra no cálculo do IGC a distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Como o Índice considera médias de três anos, sua divulgação é referente ao mesmo período.

A Unileão está com as inscrições abertas para o Vestibular 2019.1. Os cursos ofertados nesta seleção são: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

O ingresso ao Ensino Superior no melhor Centro Universitário do Cariri também pode ser feito usando a nota do Enem ou pelo processo de Transferidos e Graduados. As inscrições estão disponíveis no site unileao.edu.br.