terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Padre Cícero José - Ano novo, vida nova




ANO NOVO, VIDA NOVA.


Ano novo, vida nova. É como nos diz o ditado popular. Contemplando mais um ano que está perto do fim, é natural dizermos isso. Mas o que é preciso para ter um ano, realmente, novo? Essa minha reflexão de hoje é, justamente, para encoraja-los a tentar fazer diferente desta vez. Apesar dos desafios que o próprio novo traz, porque tudo é desconhecido, ele nos dá a oportunidade de renovar as esperanças para buscar dias melhores.

Com as esperanças renovadas, somos capazes de perdoar e esquecer aquilo que nos pesa e chegar mais leve ao ano que se inicia. E, chegando mais leve ao ano que se inicia, somos capazes de sonhar com novos projetos. Novos projetos animam a vida e ajuda a vivê-la.

Um gesto concreto, por exemplo, é escrever em um papel tudo o que consideramos realmente importante, mas que, por uma ou outra razão, ainda não alcançamos. Isso vai nos ajudar a perceber quais aspectos precisam ser melhorados, modificados e até retirados na sua vida profissional e familiar, assim como nas relações com os amigos e conhecidos. Escrevamos não só as metas, mas também os sentimentos que não queremos mais alimentar. 

O novo, queridos ouvintes, é essa necessidade de tomarmos consciência das nossas atitudes. Como diz o Apóstolo São Paulo em carta aos Coríntios, devemos “deixar que as coisas antigas passem, para que surjam coisas novas” (Cf 2Co 5, 17). Portanto, não faz bem seguir alimentando sentimentos e ações que não contribuem para o nosso crescimento.

O ano novo, então, deve ser esse equilíbrio entre o que precisa ser mudado e o que pode ser aproveitado do ano que passou. Por isso, desejo a todos que possam acolher o novo tempo com o coração aberto e disposto. E que Deus nos abençoe em nossos bons propósitos. Amém!

* Padre Cícero José é pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte-CE.