terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Padre Cícero José - Ataques no Ceará


Ataques no Ceará


A violência na capital Fortaleza atingiu tal nível, que o governador do Estado, Camilo Santana, precisou pedir reforço federal. Cerca de trezentos agentes da Força Nacional devem atuar na cidade durante todo este mês, fazendo até escolta à frota de ônibus, que têm sido o alvo principal dos ataques. A isso, somam-se crimes e episódios de depredação de estruturas públicas.

Toda essa situação, evidentemente, deixa-nos apreensivos e temerosos. Ela escancara o somatório da injustiça e da exclusão social, a educação de má qualidade, o individualismo e o subjetivismo.

Recordo as Campanhas da Fraternidade de 2005, 2009 e a do ano passado, nas quais a Igreja no Brasil, fazendo um convite extensivo às igrejas protestantes, organizações não governamentais, dentre outras instituições, promoveu, de forma ecumênica, grande projeto de comunhão, de solidariedade e de paz, porque sabia da urgência que essas três palavras representavam para a sustentabilidade social.

Queridos ouvintes, o que está acontecendo não apenas em Fortaleza, mas em todo o país, também conclama essa mesma união de forças. “Felizes os que promovem a paz”, disse Jesus. E nós, que somos seus discípulos - e até mesmo aqueles que não se identificam assim - devemos nos unir para, juntos, superarmos a violência.

Ao contrário do que dizem, violência não se combate liberando armas para o “cidadão de bem”. Isso é abrir brecha para a barbárie. Violência se combate promovendo a solidariedade e a construção de uma cultura de paz. Essa paz, por sua vez, não tem nada de sentimentalismo ou de idealismo. É gesto concreto que deve ser promovido a partir de ações públicas. Estamos no início de um novo mandado na Assembleia Legislativa, no Congresso e no Planalto. O momento de propor e cobrar essas ações, portanto, é agora. Precisamos de uma agenda mínima, mas inovadora. E a nossa participação é fundamental para garantir essa agenda.

Que Deus nos abençoe e nos dê disposição para lutar por um país livre da violência e da criminalidade. Amém.

* Padre Cícero José é pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte-CE.