sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

PADRE CÍCERO JOSÉ - Salário mínimo e voluntariado


SALÁRIO MÍNIMO E VOLUNTARIADO



O salário mínimo não recebeu o aumento que todos esperavam. A justificativa foi a crise econômica. Mas em tempos de crise econômica, de salário apertado, como é ser voluntário no país? Ainda é possível doar o nosso tempo, trabalhando numa causa, sem receber nada em troca disso? 

A Organização das Nações Unidas – ONU – considera voluntário o cidadão – ou cidadã – que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário. 
Mas, aqui no Brasil, uma pesquisa realizada pelo IBGE, em outubro, mostrou que, apesar de o Brasil ser um dos países mais populosos do planeta, o número de pessoas que realiza algum trabalho voluntário é baixo. Pouco mais de 4% da população. Isso significa, por exemplo, que dos 208 milhões de brasileiros, menos de oito milhões participam de algum trabalho voluntário. 
“Tempo é dinheiro”, alguém poderá dizer, justificando esses dados. Mas, queridos ouvintes, vocês já pararam para pensar o quanto pode ser gratificante para o espírito se empenhar em alguma causa? Na Igreja Católica, por exemplo, existem muitos trabalhos à espera de pessoas de boa vontade para executá-los. São os chamados “trabalhos pastorais”. Neles, é possível lidar com crianças, jovens, idosos, pessoas com problemas alcoólicos, presidiários e em tantas outras situações de dificuldades. E quem os realiza, garante: vale muito a doação. 
Por isso, hoje, quero lançar um desafio: que tal usar o tempo em que ficamos nas redes sociais – e que não é pouco – para realizarmos algum trabalho social, numa área em que tenhamos afinidade? Além de estabelecermos contato real com outras realidades, ainda estaremos fazem o bem. Experimentem. Isso é altruísmo, ou seja, a preocupação com o outro, é o desejo sincero em transformar o mundo num lugar melhor e mais justo. E num mundo melhor e mais justo, há mais investimento. E mais investimento significa geração de renda. 
Vamos começar o ano novo fazendo uma coisa nova? Que Deus abençoe esse nosso propósito! Amém. 



* Padre Cícero José é pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte-CE.