sábado, 26 de janeiro de 2019

Política - Guilherme Landim poderá ser o líder do PDT na AL



O deputado Welington Landim ainda em seu primeiro mandato, foi eleito 1º Secretário da Assembleia Legislativa, Guilherme Landim, seu filho, também deve iniciar seu primeiro mandato com uma missão a mais, liderar o seu partido o PDT, na Casa do Povo. A notícia foi veiculado essa semana pelo experiente jornalista Edison Silva, me matéria publicada em seu blog. Leia na íntegra.

 
Os partidos que deverão compor a nova Mesa Diretora – PDT, PT, MDB, Solidariedade e PP – seguem negociando, interna e externamente, as indicações para composição dos cargos na Assembleia Legislativa. Segundo o deputado eleito Nezinho Farias, a expectativa é que o futuro presidente da Casa, José Sarto (PDT), divulgue a nova Mesa até a próxima sexta-feira (25).

O PDT escolhe para ser o líder da bancada do partido na Assembleia, um deputado de primeiro mandato, Guilherme Landim, ex-prefeito do Município de Brejo Santo, como o sei pai, deputado Welington Landim, morto no início desta Legislatura, figura que o PDT reverencia.

Sobre a Mesa Diretora da Assembleia, entre os cargos de maior expressividade, além da presidência, apenas a primeira secretaria estaria com nome certo: Evandro Leitão (PDT), que ocupou a liderança do Governo na Casa durante o último mandato. O PDT ainda deverá se reunir para definir quais as cadeiras que serão ocupadas pela sigla, detentora da maior bancada, com 14 deputados. Os outras partidos também se reúnem, mas sem poder de definição.

O PP tenta emplacar Leonardo Pinheiro na Mesa, sem especificação de vaga; Aderlânia Noronha pode ficar com a segunda vice-liderança, articulada pelo seu marido, o deputado federal Genecias Noronha (SD).

Dentro do PT, ainda figura o impasse sobre a indicação do partido. O deputado Moisés Braz era o nome da sigla para a primeira vice-presidência, mas o PDT só aceita entregar o cargo para a sigla se o indicado for Acrísio Sena, nome experiente no Parlamento Municipal, mas estreante no Legislativo Estadual. Segundo pedetistas, a decisão final sobre a composição está nas mãos de José Sarto, que busca um consenso entre os pleiteantes. 
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Blog Edison Silva.