terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Abelhas são declaradas os seres vivos mais importantes do planeta

As abelhas são importantíssimas para os humanos em vários aspetos, entre eles a produção de mel, mas atenção, que a sua importância maior não é produzir esse nectar para o nosso consumo. A função mais importante das abelhas é a contribuição que elas dão às plantas por todo o mundo. Elas geram uma enorme cadeia natural de flora e polinização da qual a vida no planeta depende muito.


Graças a isso, não foi uma grande surpresa quando, há 10 anos, o Royal Geographical Society de Londres declarou as abelhas como seres vivos insubstituíveis. O anúncio fez parte de uma competição denominada Earthwatch, cuja final foi entre as abelhas e os plânctons. Durante a apresentação, cientistas apresentavam argumentos para defender a sua tese sobre cada uma das espécies e as pessoas presentes deveriam votar em qual ser elas consideravam mais importante.

As abelhas foram defendidas pelo Dr. George McGavin. Ele explicou ao público que 250 mil espécies de flores dependem das abelhas para se reproduzir. Além disso, muitas frutas e vegetais também ganham uma ajudinha delas, que tem impacto em cerca de 90% da produção de alimentos no mundo. As abelhas desempenham um papel fundamental na biodiversidade e a agricultura global depende de 70% desse trabalho. A sua importância é tão imensa que 70 de 100 produtos consumidos dependem da intervenção das abelhas. A polinização é tão importante que sem ela as plantas não poderiam se reproduzir, o que levaria a extinção de espécies da fauna terrestre do planeta.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com sugestão do Dr. Ronaldo Lucena e dados do Portal do Animal*