Por qual motivo o Geopark Araripe, com 12 anos de existência, ainda não está no roteiro turístico de milhares de cearenses, de outros brasileiros e de estrangeiros? O que falta para universidades, prefeituras, governo do Estado, empreendedores e o homem do Cariri afinarem parcerias para o desenvolvimento sustentável dentro de um território chancelado pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)?
Indagações como essas e experiências de geoparques das Américas e da Europa estarão em pauta na primeira Universidade Internacional de Verão que aportará no Cariri cearense de amanhã a 28 deste mês. Um seminário importado de Portugal, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad), propõe discutir o Geopark Araripe, administrado pela Universidade Regional do Vale do Cariri (Urca), e outros equipamentos semelhantes esquadrinhados pelo mundo.
Artur Agostinho Sá, articulador do intercâmbio e coordenador do Geopark Arouca de Portugal, explica que o encontro é um aglutinador de conceitos, problemáticas e desafios colocados pelos geoparques mundiais como estratégia de prosperidade territorial. Ele, que é professor da Cátedra Unesco de Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis da Utad, lembra que esses equipamentos têm de estar alinhados ativamente, por exemplo, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
O professor lusitano informa que ter um geoparque mundial da Unesco é abrir a possibilidade de articulação entre universidades, empreendedores e o habitante local para um projeto em que todos se beneficiem. Artur Sá cita o caso do empresário cearense Demétrio Jereissati, 59, como exemplo de uma prática sustentável no território do Geopark Araripe."Ele criou condições para novas oportunidades de emprego e de retorno financeiro, associadas à exploração da temática junto dos funcionários e dos hóspedes", afirma.
Destaques da programação:
24/2:
8 às 12 - Workshop Geoparques e Agenda 2030 para os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Auditório do Geopark).
Elizabete Silva (Fórum Nacional Português de Unesco Global Geoparks), Emmaline Montserrat (Universidade de Trás-os-Montes e alto Douro - Utad).
8 às 12 -Território e Cultura: Literatura de Cordel - Patrimônio Cultural Imaterial Mundial (Salão de Atos da URCA). Rosilene Melo (Universidade Federal de Campina Grande), Lidia Brito (Escritório Regional de Ciências da Unesco para América Latina e Caribe), Massimiliano Lombardo (Escritório Unesco Brasil), Alemberg Quindins (Sesc/Fundação Casa Grande), José Lourenço (Lira Nordestina), Henrique Medeiros (Secretário Especial da Cultura), Igor de Menezes (Iphan); mediador
Patrício Melo (Urca).
13h30min às 17h30min - Workshop Inventário Geológico para Geoparques (Salão de Atos da Urca). Com Cesar Goso (Grutas del Palacio) Artur Sá (UGG Arouca/UTAD) Marcos Nascimento (Projeto Geoparque Seridó) Rafael Celestino (UGG Araripe) Idalécio Freitas (UGG Araripe).
25/2
8h30min às 9h30min - Conferência: Conceito, história e diretrizes dos geoparques: desafios e perspectivas (Salão IU-A). Nickolas Zouros Universidade de Aegean,
Lesvos, Grécia, e Coordenador da Rede Global de Geoparques
da Unesco.
26/2
8h30min às 9h30min - Painel Empreendedorismo Territorial em ambientes de Geoparques (Salão IU-A). Édio Callou (Sebrae-CE); Douglas Feitosa (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro); Alemberg Quindins (SESC/Fundação
Casa Grande).
13h30min às 16h - Geodiversidade, Patrimônio Paleontológico, e Arqueológico (Salão IU-A). Cesar Goso (UGG Grutas Del Palácio), Álamo Saraiva (UGG Araripe), Heloisa Bitu (Fundação Casa Grande/Instituto de Arqueologia do Cariri).
18h às 19h30min - Geoturismo e Desenvolvimento Territorial (Salão IU-A). Francisco do O' de Lima Junior (UGG Araripe), Artur Sá (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal), Jeanne Sidrin (UGG Araripe), Joaquim Cartaxo (Sebrae-CE)
27/2
9h45min às 12h - Rodada de Negócios e troca de experiências entre Geoparques da Hungria, Portugal e da América Latina e Caribe.
Salão IU-A (Dividido). Francisco Carvalho (Secitece) e Francisco Lima Júnior (UGG Araripe), Fátima Rodrigues (Adrimag)
18h30min às 19h - Lançamento do Livro Fósseis da Chapada do Araripe (Memorial Pe. Cicero). autores: Alexader Kellner (Museu da Nacional), Álamo Saraiva (Urca) e Paulo Manzing.
*Da redação do Blog do Farias Júnior