terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

COLUNA DA DRA. ÁDILA JUSTINO - Morte Súbita Cardíaca


MORTE SÚBITA CARDÍACA

A morte súbita cardíaca (MSC) é um evento inesperado, de causa cardiovascular, que ocorre em menos de uma hora após o início dos sintomas, em indivíduo sem qualquer comorbidade prévia, julgada como potencialmente fatal.

No Brasil a cada 2 minutos ocorre uma morte súbita, segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia). O quadro é causado por arritmias cardíacas, condição que leva a modificações no ritmo da batida do coração. A maioria das vítimas de arritmia está dentro da faixa etária entre 45 e 75 anos de idade, mas o distúrbio pode ocorrer também na população jovem e até em recém-nascidos.

Fatores de risco, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes e tabagismo, assim como disfunção no bombeamento do coração, doenças como a miocardiopatia hipertrófica, a doença de chagas, e anomalias congênitas cardíacas aumentam o risco de morte súbita.

COMO PROCEDER DIANTE DE UMA PESSOA VÍTIMA DE MORTE SÚBITA?

A maioria das mortes ocorre fora do ambiente hospitalar, sendo necessário um atendimento rápido para que se evite a morte definitiva ou sequelas decorrentes da parada cardíaca. Para isto, é necessário que realize-se manobras de ressuscitação imediatas -  A MASSAGEM CARDÍACA.

Um conceito fundamental é que a morte súbita não é inevitável, sendo reversível em muitas das vítimas, se tratada rapidamente.

COMO PREVENIR? –  Alimentar-se de modo saudável, praticar atividades físicas regularmente, além de consultar periodicamente um médico, para exames clínicos, laboratoriais e eletrocardiograma são atitudes fundamentais principalmente aquelas pessoas que tem relato de desmaio ou história familiar de morte súbita,

A alta incidência desse evento, combinada às baixas taxas de sobrevivência, torna a MSC um relevante problema de saúde pública.

Dra. Ádila Justino de Lima; Médica graduada Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM; Pós-graduada em cardiologia pela Faculdade IPEMED-MG. 
Em Brejo Santo atende na Clínica Central Saúde, na Praça Dionísio Rocha de Lucena, número 290. Contatos: (88) 21380115/ 981052232 /998169818.