sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Semiramis, personalidade de mulher, mãe e amiga

Semiramis, personalidade de mulher,  mãe e amiga 


As mulheres conquistaram no decorrer da história um papel de suma importância na sociedade e são inquestionáveis as inúmeras conquistas femininas ao longo dos últimos anos.
De acordo com o pressuposto acima,  sinto -me muito feliz em homenagear uma personalidade ilustre da nossa cidade: Semíramis Salviano Lucena Macedo. Que honra! Sempre admirei Semíramis,  pela grandeza de pessoa que é. No decorrer da conversa Semíramis expressa simplicidade e encantamento ao falar de sua vida, da vida familiar e consequentemente da cidade.
Filha de Emílio Salviano Alves (in memoriam) e Emília de Lucena Alves (in memoriam), nasceu em Brejo Santo. Semíramis descreve que sua infância foi maravilhosa,  boa demais. Na época não havia acesso a mídia como nos dias atuais. As amigas da época: Edênia, Priscila, Hélia de Sr Manoelzinho, Lorinha Cabral, Diomar Rufino. Tudo pacato na cidade, a única rádio que tinha havia sido colocado por seu pai na Casa Seleta, o qual funcionava a partir de 6h da manhã e todos ouviam as notícias do Brasil através da voz do nosso memorável Zezinho Moreira. Semíramis revela que a Casa Seleta foi um dos primeiros pontos de comércio e que fornecia cereais e outros produtos como  eletrodomésticos. Foi a pioneira em Brejo Santo.
Prosseguimos nossa conversa de forma descontraída,  e aos poucos Semíramis descreve os acontecimentos de sua adolescência. A primeira residência da família foi na rua do Juá, depois na praça Dionísio Rocha de Lucena,  onde hoje se localiza a loja K e k e só depois vieram morar na casa vizinho ao clube, a qual reside sua irmã Evânia.
Os anos passam e vem a inesperada morte de sua mãe com apenas 41 anos de idade, consequência de uma cirurgia realizada em Fortaleza. Ficam sob os cuidados de Evânia e esta já casada,  os irmãos: Evandro, Hindemburgo, Semíramis, José, Arônio, João Bosco,  Emicles, Emílio Filho,  Afrânio,  Zenóbio e Anacleto. Na época sua mãe ainda conhecera as netas Ana Paula e Débora. Dona Emília,  sua mãe filha,  de João Inácio  de Lucena,  irmã de Terezinha Landim,  Pedro Chicote e Zênite. Após 4 anos de viuvez seu pai casa-se com Geralda Nicodemos e do casamento nasce Fabricio e Geeber. Surge então na conversa sua referência a seu pai:"Papai sempre foi presença, amigo e sempre amparou os filhos. DEUS foi muito generoso comigo porque trabalhei 32 anos no banco e já tinha passado o tempo de me aposentar e não queria ficar em casa e ele insiste em vir trabalhar com ele e até que aceitei e fiquei na companhia dele por 8 anos ". Semíramis descreve o convívio com ele e a confiança entre os dois. Seu pai foi Prefeito da cidade e  era inovador o qual  trouxe benefícios para a cidade como saneamento, telefone, televisão. Lançou o concurso da bandeira de Brejo Santo e o ganhador foi o professor Bezerra. Trouxe ainda a vaquejada. Ele era discreto e ajudava quem o recorresse fosse com uma palavra ou financeira. Ela  diz: "papai falava com olhar, nunca propagou nada, era muito discreto, tinha uma maneira de repreender a gente com jeito. Todos os funcionários sentiram sua morte os tinham como pai.
Semíramis estudou em colégio de freira na cidade de Trinunfo PE. Sua formação acadêmica em administração foi incentivo de Girleno e ela cursa em Fortaleza.  Mas é feliz porque ajudou no seu trabalho no Banco do Brasil, local onde trabalhou por 32 anos. Foi protagonista dos primeiros profissionais do Banco na cidade.
Semíramis casou-se com o Francisco Alencar Macedo, natural da cidade de Aurora,  com o qual teve os filhos: Alencar Filho, Emília, Breno e Jader. Hoje tem a felicidade de compartilhar o convívio familiar com os filhos e os 12 netos. Seu esposo é um médico dedicado, atendendo cidades e estados circunvizinhos,  construiu um hospital na cidade de Jati e na mesma foi prefeito. Semíramis foi prefeita de Jati nos anos de 1997 a 2000 e nos anos de 2001 a 2004. Vem de uma família essencialmente política. Seu avó João  Inácio de Lucena foi prefeito em Porteiras e em Brejo Santo, seus primos e o irmão também, ela cresceu no ambiente da política.
Encerro o momento com as palavras de Semíramis sobre a cidade e ela diz que é bairrista, ama sua cidade a qual se encontra desenvolvida e é referência nacional na educação. Diz que todos os gestores contribuíram pra o crescimento da cidade e que a consciência política se reverte em benefícios de coletividade, algo compartilhado.
Obrigada Semíramis por sua valiosa contribuição na nossa história. Deus a conserve essa pessoa elegante em todos os sentidos e principalmente no tocante ao seu lado humano e amigo.