segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

COLUNA DO DAVID JR. - Educação para as elites

 

Educação para as elites.

O ministro da Educação, Ricardo Vélez-Rodriguez, do governo Bolsonaro, defendeu há poucos dias que "as vagas das universidades devem ser destinadas a uma elite", e "que a Educação para todos não existe".

Talvez o nosso ministro colombiano (de ótimo currículo,   reconhecer é preciso), não tenha sido feliz em grotesca declaração, esquecendo-se que neste país, os privilégios já são das elites, desde que esta nação recebeu sua primeira universidade, destinada à formar os membros da família real.

Talvez tenha esquecido que este país, pelo qual foi recebido e naturalizado tenha em sua história as amarras da exploração pelas elites, que por muito tempo preferiram oferecer ao povo as migalhas por elas rejeitadas.

O país que por mais de 500 anos precisou submeter -se às vontades de uma pequena classe, porém dominante, que deteve nas mãos o conhecimento, as terras e as riquezas deste país de dimensões continentais, merece de fato constituir uma educação ainda mais excludente?

É de se indignar! Ouvir tal declaração nos faz analisar e questionar o futuro educacional que nos será oferecido - para as elites, vestidos de azul ou rosa, com títulos acadêmicos bíblicos, ou que brotam de uma goiabeira?

Pense nisso! Uma ótima semana. Até a próxima.

David Junior
Psicólogo e Professor