quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Padre Cícero José - O pacote "anticrime", do ministro Sérgio Moro


O pacote "anticrime" do ministro Sérgio Moro





O ministro da Justiça e da Segurança Pública Sérgio Moro apresentou ontem um Projeto de Lei intitulado “anticrime”, segundo o qual pretende combater, principalmente, a corrupção, o crime organizado e o crime violento. 

Lendo sobre isso, nas redes sociais, um comentário me chamou a atenção. Dizia assim: “Manda bala, Moro, nós, brasileiros de bem, estamos com você”.

Queridos ouvintes, quero refletir com vocês duas expressões contidas nesse comentário. O autor exorta o ministro a “mandar bala”, mas se apresenta como um “brasileiro de bem”. Mas como pode uma pessoa de bem cultivar esse tipo de sentimento no coração? Não é contraditório isso?

A expressão “brasileiro de bem” ou “cidadão de bem” é usada, justamente, para classificar uma pessoa de valores, uma pessoa correta, mas, na verdade demonstra arrogância e presunção. O próprio Jesus mostrou isso naquela passagem do Evangelho em que Ele denuncia as atitudes dos fariseus: “Vocês olham um cisco no olho do outro, mas não percebem a trave que está no próprio olho de vocês”.

Pois bem, queridos ouvintes, o mesmo vale para esse “brasileiro de bem”. Ele pede para o ministro “mandar bala”, mas, certamente, justifica que não pede isso porque tem ódio no coração, pede isso porque é a favor do controle da segurança pública, porque defende à família e às demais instituições. Percebam que em nome do bem também se dizem os maiores absurdos e se cometem os crimes mais horrendos.  É por isso que Jesus preferia os publicanos, os cobradores de impostos, defendia as prostitutas e abominava aqueles que viviam no templo cumprindo as leis.

São Francisco de Assis, que viveu perfeitamente a lição de Jesus, ensinou que o bem é durável e frutifica; que é amoroso e alimenta uma vida inteira. Não pode, portanto, vociferar frases como esta: “Manda bala”. 

É verdade que falta segurança pública, mas a solução não está na repressão firme. Está na geração de empregos, na construção de escolas, no progresso, no oferecimento de condições de vida para todos. 

Que Deus nos livre da presunção e da arrogância dos “brasileiros de bem”. 

* Padre Cícero José é pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte-CE.