sexta-feira, 8 de março de 2019

Ceará - Criança de cinco anos morre de meningite

Foto ilustrativa/Google
Na última sexta-feira (1), uma criança de cinco anos de idade morreu em Fortaleza após ter contraído meningite, doença causada por uma infecção que pode evoluir rapidamente, implicando em altas taxas de letalidade em quem foi contagiado. 
 
As pessoas que tiveram contato com o menino deverão tomar um antibiótico para evitar que a doença se prolifere, informou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).   O caso ocorre uma semana após a morte do neto do ex-presidente Lula, Arthur Lula da Silva, com meningite meningocócica, aos sete anos. A SMS não soube informar se a meningite que vitimou a criança em Fortaleza também é do tipo meningocócica.
 
É necessário ficar atento em relação aos sintomas, pois o retardo no início do tratamento implica em uma taxa de letalidade maior. Altos graus de febre, vômitos, dores na cabeça e no pescoço são alguns dos sintomas de uma pessoa que está com doença meningocócica (DM) pode apresentar. Mal-estar, rigidez na região da nuca e manchas roxas na pele são outros indicativos. A vacinação, conforme a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE*