sexta-feira, 1 de março de 2019

Ceará - Dois suspeitos de aplicar golpes utilizando WhatsApp são presos

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu dois suspeitos envolvidos em golpes aplicados via WhatsApp, com vítimas em vários estados do Brasil. O trabalho de investigação foi conduzido pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) e pela Célula de Inteligência Cibernética do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil do Ceará, com apoio da Polícia Civil de São Paulo.


Os presos foram identificados como Elen Carolina da Silva Nascimento (26), indiciada pela Polícia cearense por estelionato. Ela foi presa, em Fortaleza, suspeita integrar o esquema. De acordo com a Polícia Civil, ela era responsável por arrecadar contas de “laranjas” e fornecê-las para outros integrantes que furtavam a linha das vítimas para transferir valores das contas bancárias. O segundo suspeito que teve a prisão cumprida  foi Robinson Manfrin (37), com passagem por posse de droga, em São Paulo. Ele foi preso em Cotia, município da Região Metropolitana de São Paulo, e foi indiciado pelos crimes de furto, estelionato e por integrar organização criminosa.

De acordo com as investigações, os golpistas simulavam conversas em nome de familiares ou amigos de confiança em troca de depósitos financeiros. Em alguns casos, como foi verificado no decorrer dos trabalhos policiais, eles também conseguiam ter acesso às contas através do número da linha das vítimas vinculado ao serviço de Internet Banking. A participação dos presos é investigada em trabalho integrado entre as instituições policiais, mas já se sabe que Elen e Robinson integravam o mesmo grupo criminoso que aplicava os golpes cibernéticos.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Cnews*