terça-feira, 19 de março de 2019

COLUNA DA DRA. ÁDILA JUSTINO - Alimentos protetores do coração

Alimentos protetores do coração
 A Alimentos Cardioprotetores são aqueles que fornecem nutrientes e benefícios capazes de a prevenir ou atenuar quadros de doenças, como hipertensão arterial, diabetes e problemas com colesterol alto. Importantes fatores, que aumenta a probabilidade de desenvolvimento de doenças cardíacas.
Abaixo, baseado em algumas fontes confiáveis incluindo Sociedade Brasileira de Cardiologia, alguns alimentos que facilmente pode ser inserido na dieta, e os seus benefícios para a saúde cardiovascular:
Vinho - Fonte de polifenóis e resveratrol, um antioxidante que inibe a agregação de plaqueta, prevenindo o surgimento de arteriosclerose (que é o estreitamento ou entupimento dos pequenos vasos sanguíneos) e trombose. O vinho é um bom aliado na proteção do coração. Uma taça de 200ml por dia é o suficiente. Aos diabéticos uma atenção sempre ao rótulo, pois as bebidas que contém açucares refinados a sua preparação, são contra-indicados.
Azeite extravirgem - Contém antioxidantes como os polifenóis, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células, apresenta um efeito protetor contra uma série de doenças cardiovasculares.
Seu consumo também está relacionado a baixos níveis de colesterol "ruim", o LDL, em função da presença das gorduras poli e monoinsaturadas em sua composição e esse benefício também mantém estável os níveis de HDL “colesterol bom”.
Castanhas - Oleaginosa é rica em nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo e magnésio, além do selênio, um mineral com ação antioxidante. Favorece a saúde do coração, reduzindo o colesterol ruim, LDL, e aumentando os níveis do HDL.
Abacate - Reconhecida como uma "gordura boa", essa fruta ajuda a reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos, além de ser rica em vitamina E, minerais e glutationa, uma substância antioxidante.
Laranja - Rica em vitamina C, A, B, E fonte de minerais como ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio e manganês. A laranja contém folatos e antioxidantes, substâncias que aumentam a resistência a infecções, reduzem o colesterol e previnem doenças cardíacas e derrames.
Mamão - Comer mamão pode ser muito útil para a prevenção da aterosclerose e doenças do coração. A fruta é uma excelente fonte de antioxidantes, vitamina C e vitamina A. Estes nutrientes ajudam a evitar a oxidação do colesterol. Quando oxidado, o colesterol é capaz de aderir e acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas perigosas que podem, eventualmente, causar ataques cardíacos ou derrames.
Mudar os hábitos alimentares significa comer melhor, aumentar a variedade e equilibrar as quantidades dos alimentos. A reeducação é uma ótima aliada para combater doenças e controlar o peso. É importante o acompanhamento de um profissional que possa calcular as quantidades ideias de cada alimento de acordo com a intenção e a necessidade calórica individual.
Dra. Ádila Justino de Lima; Médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM; Pós-graduada em cardiologia pela Faculdade IPEMED-MG.  Em Brejo Santo atende na Clínica Central Saúde, na Praça Dionísio Rocha de Lucena, número 290. Contatos: (88) 21380115/ 981052232 /998169818.