terça-feira, 26 de março de 2019

COLUNA DA DRA. ÁDILA JUSTINO - Dormir mal faz mal para o coração


DORMIR MAL FAZ MAL PARA O CORAÇÃO


As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nas últimas décadas, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O sono é um regulador vital da função cardiovascular. Pesquisas indicaram que os distúrbios do sono se relacionam com elevada prevalência de doenças.

A privação do sono exerce efeitos deletérios em vários sistemas e órgãos, como alterações metabólicas e imune, prejudicando a saúde e favorecendo o surgimento de doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, que sabidamente contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Um estudo feito pelo Laboratório do Sono do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) constatou que apenas cinco noites de privação de sono (com uma média de 4 horas e meia por noite) já são suficientes para, além de afetar o humor e disposição em geral, aumentar a atividade simpática, prejudicar o funcionamento dos vasos sanguíneos e, de modo geral, alterar a saúde cardíaca.

Um dos mais graves distúrbios do sono é Síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), está é caracterizada pela obstrução completa ou parcial recorrente das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em períodos de apnéia (parada respiratória) em que a oxigenação do organismo é interrompida temporariamente centenas de vezes por noite. O índice de apneia em pacientes diabéticos, obesos e hipertensos é altíssimo. Pode ocorrer em qualquer idade, mas acomete principalmente homens obesos entre 40 e 60 anos, em obesos mórbidos a incidência pode ultrapassa 50%.

A SAOS causa alterações hemodinâmicas e metabólicas não somente durante o sono, mas que persistem ao longo das 24 horas seguintes. A pessoa com apneia do sono apresenta aumento dos valores da pressão arterial.

Ainda há muito que aprender sobre o sono, mas não se pode negar sua importância para o equilíbrio da qualidade e o bom funcionamento do nosso corpo. Criar uma rotina, ou seja, ter hora para deitar e para acordar, é fundamental para regular o relógio biológico. Porém se você desconfia que o seu sono apresenta alterações, busque um médico, pois ele é capaz de diagnosticar distúrbios precocemente e prevenir agravos futuros. 

Dra. Ádila Justino de Lima; Médica graduada Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM; Pós-graduada em cardiologia pela Faculdade IPEMED-MG.

Em Brejo Santo atende na Clínica Central Saúde, na Praça Dionísio Rocha de Lucena, número 290. Contatos: (88) 21380115/ 981052232 /998169818.