terça-feira, 5 de março de 2019

COLUNA DA DRA. ÁDILA JUSTINO - O café eleva a pressão arterial?


O CAFÉ ELEVA A PRESSÃO ARTERIAL?



O café é uma das bebidas mais consumida no mundo.
Sua composição é muito complexa, misturando milhares de componentes químicos, sendo a cafeína a substância ativa e o principal elemento.
A cafeína é uma substância com efeito pressor agudo. Causa vasoconstrição dos vasos sanguíneos por diminuir o seu diâmetro. Porém esse efeito é mínimo e temporário.
Estudos recentes sugerem que o consumo de café em doses habituais não está associado com a elevação da Pressão Arterial.
A bebida também possui antioxidantes que preservam os vasos sanguíneos, pois inibem a ação nociva de radicais livres sobre as paredes das artérias.
Além disso, o café apresenta várias outras substâncias como polifenóis e melanoidinas. contém também potássio e magnésio. Atua nas vias respiratórias e sistema neurológico, causando sensação de revigoramento, diminui a fadiga e a sensação de torpor e sono.
É importante salientar que quando a cafeína é ingerida por meio da infusão do café, o efeito sobre a pressão arterial é bem menor do que quando ingerida de maneira isolada, como em cápsula ou comprimidos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o uso moderado do café não oferece risco à saúde. Até os hipertensos estão liberados para tomar seu cafezinho.
Recomenda-se que o consumo não ultrapasse quantidades baixas a moderadas, no máximo duas xícaras de café por dia, porém é importante ressaltar que esse valor deve ser apenas uma referência, já que os índices variam de acordo com as características pessoais de cada um, como o peso e altura.
Além do que a ingestão em excesso da bebida pode provocar irritação no estômago, pois estimula acidez aumentando a chance de desenvolvimento de refluxo, gastrites e úlceras.
Uma revisão de estudos demostrou que o café está associado a um menor risco de alguns tipos de câncer, de diabetes, de doença no fígado e até mesmo de demência.
E QUAL A MELHOR FORMA DE CONSUMIR O CAFÉ?
O café coado é a forma mais saudável de consumir a bebida, já que o café fervido libera grandes quantidades de hidrocarbonetos prejudiciais.
Sempre alertar para não exagerar com a quantidade de açúcar!

Dra. Ádila Justino de Lima; Médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM; Pós-graduada em cardiologia pela Faculdade IPEMED-MG. 
Em Brejo Santo atende na Clínica Central Saúde, na Praça Dionísio Rocha de Lucena, número 290. Contatos: (88) 21380115/ 981052232 /998169818.