terça-feira, 12 de março de 2019

COLUNA DA DRA. ÁDILA JUSTINO - O que você faz para cuidar do seu coração?


O QUE VOCÊ FAZ PARA CUIDAR DO SEU CORAÇÃO?


O coração é um órgão vital ao ser humano. Por definição, vital é “aquilo que é necessário para a manutenção da vida, ou que a afeta de maneira essencial. É uma máquina perfeita. Ele pode bater por mais de 100 anos, noite e dia, a uma média de 90 mil pulsações a cada 24 horas.
Ele faz tudo o que pode garantir que o sangue seja distribuído pelo organismo: acelera as batidas, fica mais forte, ganha volume. Porém muitas pessoas não cuidam bem desse órgão e após décadas de trabalho estressante, o coração expressa desistência. Em consequência ocorre o surgimento de doenças, entre elas estão a arritmias, doença das válvulas do coração e a insuficiência cárdica. 
A cada hora, 40 pessoas morrem em decorrência de doenças do coração. As doenças cardiovasculares ( são as doenças do coração e dos vasos sanguíneos)  são as principais causas de morte no Brasil. De acordo com o um levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardíacas chegam a atingir, por ano, mais de 300 mil vítimas.
As principais doenças cardíacas, quando não hereditárias, estão relacionadas aos maus hábitos de vida, como por exemplo, como a má alimentação, sedentarismo e uso em excesso de substâncias tóxicas como tabaco e álcool.
Além disso, a ciência está mostrando que a influência das emoções sobre o coração vai muito além da beleza da poesia. Pesquisas começam a revelar que amor, raiva, alegria, irritação, tristeza e toda a vasta gama de sentimentos experimentada pelo ser humano promovem modificações orgânicas de tal dimensão que podem contribuir de maneira decisiva para o vigor ou a falência do órgão.
Por isso, é recomendado visitar regularmente um médico. A avaliação cardiológica periódica permite estudar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e orienta mudanças no estilo de vida que, certamente, irão contribuir para uma vida mais saudável e com melhor qualidade. 
Cuide do seu coração, este dedicado e impressionante órgão é quem impulsiona nossa vida. Nos permitindo sonhar, criar e amar.

Dra. Ádila Justino de Lima; Médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande – FCM; Pós-graduada em cardiologia pela Faculdade IPEMED-MG. 
Em Brejo Santo atende na Clínica Central Saúde, na Praça Dionísio Rocha de Lucena, número 290. Contatos: (88) 21380115/ 981052232 /998169818.